Orquestra Petrobras Sinfônica inaugura concurso de arte e caricatura em homenagem aos 250 anos de Beethoven

0
1373

Para comemorar a efeméride dos 250 anos do compositor alemão, a Orquestra Petrobras Sinfônica lançou dia 13 de abril o Concurso de Arte & Caricatura – Beethoven 250 anos, inspirado em Ludwig van Beethoven. Comumente representado em pinturas e desenhos com uma expressão sisuda e até carrancuda, a imagem que foi construída do maestro é de alguém sempre sério. O intuito desse concurso é pensar, através da arte, a figura do compositor, sua personalidade, sua obra e a importância que ele tem até hoje na música de concerto internacional. Como ele seria retratado hoje? É isso que vamos descobrir.

O concurso se divide em duas categorias: Arte/Design e Caricatura. Cada participante poderá inscrever até cinco trabalhos inéditos em cada categoria. Os trabalhos poderão fazer uso de qualquer técnica, sendo que as obras inscritas em Caricatura deverão fazer referência de alguma forma à figura física de Beethoven; e as obras inscritas em Arte/Design tanto poderão se referir à figura física do compositor quanto a elementos gráficos e artísticos do seu universo musical.

Diretor Presidente da orquestra Petrobras Sinfônica e um dos criadores do Prêmio, Her Agapito destaca a intenção de expandir a figura de Beethoven para além da música clássica. “Por que Beethoven, que é tão conhecido mundialmente, não se tornou uma figura pop? Essa homenagem nos seus 250 anos pretende alçar uma popularidade que vá além da música clássica. Beethoven era um PopStar na sua época, precisamos dar a oportunidade para mais pessoas conhecê-lo nos dias atuais. Afinal é um dos maiores compositores de todos os tempos.” Her Agapito fala ainda sobre a importância de apoiar outras formas de arte. “As artes precisam interagir. Instituições culturais sólidas como a Petrobras Sinfônica devem criar novas oportunidade para mostrar o talento de todos os artistas brasileiros. Ter essa troca entre a música e as artes visuais é de capital importância. Considerando, os inúmeros talentos que temos no país, nós esperamos receber grandes obras. Temos o plano de realizar uma exposição a partir desses trabalhos e de manter os melhores no acervo da Orquestra. Beethoven merece essa homenagem”, enfatiza o diretor.

As inscrições devem ser feitas através do e-mail [email protected], contendo nome e autor da obra, até dia 05 de maio. Os trabalhos deverão ser inéditos, não tendo sido premiados em concursos anteriores, publicados em veículos de imprensa impressos ou virtuais, ou publicados em redes sociais, anteriormente à realização do concurso. Para maiores informações, consulte o edital que será liberado dia 13 nas redes sociais da Orquestra Petrobras Sinfônica. Após o encerramento das inscrições, haverá uma pré-seleção, feita pelos organizadores do concurso e pelo curador Ricky Goodwin, jornalista e escritor especializado em desenho de humor e curador de vários Salões de Caricaturas pelo Brasil. Os trabalhos selecionados serão submetidos a dois júris: oficial e popular.

O júri oficial, composto pelo Maestro Isaac Karabtchevsky, músicos da Petrobras Sinfônica e convidados vai eleger a melhor obra de cada categoria, e os vencedores ganharão R$ 5 mil cada um. O júri popular vai acontecer via Instagram, com trabalhos de ambas as categorias, e o vencedor ganhará R$ 2 mil. As obras vencedoras serão parte integrante das apresentações da Orquestra em sua programação comemorativa dos 250 anos de Beethoven, integrando o figurino dos músicos em suas apresentações, constando nas peças gráficas e digitais, e veiculado no material de imprensa, em camisetas e objetos, que serão comercializados.

O curador, Ricky Goodwin, fala sobre a importância de realizar um projeto de arte neste momento. “Esse concurso é uma forma de movimentar a classe artística, principalmente os artistas gráficos e designers, e de levar arte para o público apreciador do desenho, do design e da música, que está em casa nesse momento, podendo inclusive participar ativamente através do voto popular”, convida o Ricky.

Além do concurso de Arte&Design e Caricatura, a Petrobras Sinfônica vem realizando ações como forma de entreter e de estar junto de seu público nesse período de isolamento social, no intuito de frear a proliferação da Covid-19. Através do seu canal do YouTube, a orquestra disponibilizou mais de 45 vídeos inéditos, gratuitamente. Entre eles, “Além do arco-íris”, do concerto O Mágico de Oz, Xote das Meninas, com participação de Lucy Alves, e o concerto “Black Album”, com músicas da banda Metallica.

Nas últimas semanas, os músicos da Orquestra Petrobras Sinfônica, com participação do maestro Isaac Karabtchevsky, se uniram, cada um na sua casa, em uma missão de levar uma mensagem de esperança e alegria. Cada um gravou do seu celular, um vídeo com arranjo inédito, com temas das obras “Va, Pensiero” da ópera Nabucco de Giuseppe Verdi, “Ode à Alegria” do quarto movimento da 9ª Sinfonia de Beethoven e do brasileiríssimo “Tico Tico no Fubá”, canção imortalizada na voz de Carmem Miranda, escolhidas para o pot-pourri. O vídeo está disponível também no YouTube da Petrobras Sinfônica, no link http://www.youtube.com/c/OPESinfonica.

Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica
Aos 47 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, e patrocinada pela Petrobras desde 1987, a orquestra conta com uma formação de mais de 80 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Regente Titular o maestro Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.

Modelo de gestão: A Associação Orquestra Pró Música do Rio de Janeiro, entidade que administra a orquestra, possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.