Prefeito de Pinheiral cria Centro de Triagem para casos suspeitos em complexo hospitalar

0
82

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, visitou o Centro de Triagem Covid-19 (CT Covid-19), que foi montado e, passou a funcionar nesta quarta-feira (08/04), no complexo hospitalar da cidade para atender casos suspeitos da doença. O objetivo é que a população tenha organização de fluxo assistencial exclusivo para atenção aos casos suspeitos de Covid-19, em espaço físico adequado, em separado da estrutura utilizada para atendimento à população usuária do serviço, para evitar a propagação de transmissão deste vírus, conforme prevê a recomendação da Secretaria de Estado de Saúde.

Neste local o trabalho terá por objetivo atender, exclusivamente, aos usuários que comparecerem à unidade, por demanda espontânea ou por outros pontos de atenção à saúde, com suspeita ou confirmação de COVID-19 para classificar risco e dar seguimento para isolamento domiciliar/comunitário, se o quadro for leve, ou para unidade de referência, caso apresente quadro relativo à gravidade.

“Criamos o Centro de Triagem no nosso complexo hospitalar para o atendimento exclusivo dos casos suspeitos do COVID-19 na cidade. Ele já está pronto e equipado seguindo recomendação do Ministério da Saúde para justamente atender casos com sintomas de suspeita e, para que a gente possa diferenciar o atendimento clínico e pediátrico do Pronto Socorro Municipal dos pacientes com sintomas do Covid-19. Temos toda uma equipe médica e de enfermagem treinada para isso seguindo protocolo da Secretaria de Estado de Saúde”, disse o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa.

Neste Centro de Triagem uma equipe de profissionais exclusivos utilizando o equipamento de proteção individual (EPI) farão o atendimento em COVID-19, durante todo o período em que estiver decretado o estado de alerta pela transmissão: médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar administrativo, equipe de portaria/vigilância e limpeza.

O secretário de Saúde de Pinheiral, Everton Alvim, falou sobre como será o atendimento no complexo hospitalar.

“A implantação do Centro de Triagem tem como objetivo evitar que os pacientes com suspeita de Covid-19 tenham contato com outros pacientes que busquem os serviços de saúde por conta de comorbidades distintas. Ao adentrar o CT o paciente vai será avaliado e encaminhado de acordo com os protocolos. A estrutura conta com áreas de atendimento individuais, com equipe e equipamentos exclusivos. Lembrando que além desta nova estrutura, caso seja necessário realizar internações, destinamos, dentro no hospital, leitos equipados com respiradores para atender esta demanda”, disse o secretário de Saúde de Pinheiral, Everton Alvim.

O diretor administrativo Hospital Prefeito Aurelino Gonçalves, Antônio Carlos Cambraia, explicou como o Centro de Triagem foi equipado.

“Equipamos o Centro de Triagem com dois leitos para repouso, um leito para estabilização de pacientes (com respirador e carrinho de medicação para urgência), desfibrilador, bomba infusora, duas poltronas em observação além da equipe com médica, duas enfermeiras e um técnico de enfermagem”, explicou.