Prefeitura de Nilópolis toma medidas para prevenção do COVID-19

0
879

A pandemia do coronavírus chegou ao estado do Rio de Janeiro trazendo preocupações e dúvidas para a população. Por medidas de precaução, a prefeitura de Nilópolis decretou por 15 dias a suspensão de: aulas escolares, atividades culturais e coletivas do município, eventos públicos, Vila Olímpica e o Parque Municipal Natural do Gericinó fechados. A recomendação é não circular por praças, campos de futebol, parques e locais com aglomerações de pessoas.

As repartições públicas estão funcionando em sistema de rodízio de servidores sem interromper os atendimentos essenciais como hospitais, postos de saúde, guarda municipal, assistência social, serviços públicos e a sede da prefeitura.

Na saúde, algumas unidades do Programa de Saúde da Família já estão acolhendo, orientando e realizando o primeiro atendimento com sintomas suspeitos. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) separou algumas salas para casos confirmados com maior gravidade, no entanto, orientamos que não procurem a UPA JK para o atendimento ambulatorial em casos mais leves.

Segue abaixo os endereços das nossas unidades, em funcionamento de 08h até 17h:

Posto Manoel Reis – rua Antônio João Mendonça, s/nº.
Posto Paiol – rua José Couto Guimarães, nº – 1299.
Posto Cabral – rua Roldão Golçalves, s/n.
Posto Frigorífico – rua Dr. Rufino Gonçalves Ferreira, s/n.
Posto Olinda II – rua Pedro Roque, s/n.
Posto Central – rua João Pessoa, nº – 1530.
Posto Nova Cidade – rua Mal. Deodoro, nº – 555.

A infecção por coronavírus é uma doença de baixa letalidade, sendo leve 80% dos casos. A preocupação é quando a doença atinge idosos ou pessoas com doenças crônicas.

“A orientação é que todo paciente que apresentar sinais de febre ou sintomas como tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefalia e prostração deverá procurar um atendimento e diagnóstico. Ressalto também que é imprescindível como prevenção da propagação lavar bem as mãos, evitar tocar no rosto, dentre outras medidas”, esclareceu o secretário municipal de Saúde, Cláudio Borges.

Neste momento, a quarentena é uma medida de segurança para conter a transmissão humano a humano, incluindo as infecções secundárias entre pessoas próximas e profissionais de saúde.