Prefeitura do Rio anuncia decisão de conselho científico por unanimidade e medidas do decreto municipal estão mantidas

0
708

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, disse neste domingo, 07/06, que estão mantidas todas as medidas anunciadas em decreto municipal no dia 02/06 para uma reabertura gradual das atividades. Apesar das orientações do governo do estado, o conselho científico concluiu que é preciso seguir o plano com cautela e analisar dados das curvas de contágio e óbitos diariamente.

O número de óbitos no mês de maio foi alto, se comparado ao mesmo período do ano passado. Portanto, é preciso de mais um tempo para que as curvas diminuam. Com as medidas de isolamento e abertura gradual, Crivella acredita que haverá redução de contágio e óbitos e, com isso, os números vão se igualar à média do ano passado.

Análise científica
Crivella afirmou que as decisões da Prefeitura seguem análises científicas e deixou claro que, no que diz respeito ao momento mais seguro para a reabertura de alguns setores, há divergências com o estado. A prefeitura optou por um plano mais lento e que segue ciclos.

“No plano da Prefeitura do Rio, não há suposições ou amostras, são dados empíricos do dia a dia que acompanhamos desde março. Cresce o nosso otimismo, mas não compromete o limite da prudência, porque precisamos ter cuidado para evitar retroceder”, disse o prefeito.

O Procurador Geral do Município, Marcelo Marques, afirmou que Ministério Público e a Defensoria consideram o embasamento científico mencionado no decreto estadual insuficiente e pediram a suspensão do decreto estadual, até que o governo apresente dados científicos.

Indicadores para abertura de novas fases
Os principais indicadores para a mudança das fases são capacidade de leitos de enfermaria e UTI e transmissão da doença. Dados serão atualizados diariamente em um site específico que está em construção. Nessa plataforma, comerciantes poderão acompanhar todas as fases e orientações de seus segmentos diariamente.

Painel covid- 19
A secretária de saúde, Beatriz Busch, explicou o novo formato do painel. A partir de agora é possível ter acesso aos números de casos confirmados, recuperados e de óbitos por bairro e a a média dos últimos 15 dias. Outra novidade será a apresentação dos números da semana epidemiológica da doença.

 


Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro
Link: https://prefeitura.rio/cidade/prefeitura-anuncia-decisao-de-conselho-cientifico-por-unanimidade-e-medidas-do-decreto-municipal-estao-mantidas/