Prefeitura do Rio estende medidas restritivas de combate ao coronavírus por mais sete dias

0
630

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou nesta terça-feira, 19/05, que as medidas restritivas adotadas pela Prefeitura para o combate ao novo coronavírus na capital serão estendidas por mais sete dias. A decisão, será publicada ainda nesta terça-feira, em edição extra do Diário Oficial do Município.

De acordo com Crivella, as curvas de contágio na cidade estão caindo e isso reflete o resultado de ações que devem ser mantidas.

– Ontem, em reunião com a Comunidade Científica, foi determinado que as medidas de contenção permanecem por mais sete dias. Nós estamos animados, porque a nossa curva de velocidade de contágio caiu para 0.039, estava 0.06 antes – lembrando que países da Europa só caíram assim com lockdown total. E nós fizemos aqui medidas ponderadas, a indústria não parou, alguns serviços e o comércio, mantidos os essenciais, não pararam. As nossas medidas, tentando preservar o máximo que podíamos da economia, mas sem colocar em risco as vidas, fizeram com que a curva de contágio fosse caindo e estivesse hoje no nível que está – destacou o prefeito do Rio.

O anúncio foi feito durante a inauguração de mais um dos 16 modernos tomógrafos comprados na China pelo Município e que estão sendo instalados em unidades de saúde e pontos estratégicos da cidade para aumentar o acesso da população ao diagnóstico precoce da Covid-19. O novo centro de imagens foi construído no estacionamento da UPA Cidade de Deus, unidade administrada pela RioSaúde , e que atende cerca de 12 mil pacientes por mês. Ao todo, são 27 tomógrafos adquiridos na atual gestão, com mais de 150 mil exames realizados.

A instalação em série de tomógrafos é uma das estratégias mais importantes da Prefeitura no combate ao novo coronavírus. O equipamento, de alta resolução, tem capacidade de fazer 1.200 exames por mês.

– Que aqui as pessoas consigam encontrar o caminho da vida. Com aquela pneumonia crescendo, mas sendo diagnosticadas rapidamente, tratadas e internadas, vão derrotar esse vírus para curtir a vida com suas famílias – disse Crivella.

Mais tomógrafos em áreas de risco da Covid-19
Além dos equipamentos, a Prefeitura está levando a áreas mais carentes da cidade polos de atendimento, cada um com 24 leitos, para monitorar as condições de saúde dos pacientes após os exames de imagem.

Na Cidade de Deus, o equipamento vai atender pacientes atendidos na UPA com indicação para o exame e pessoas que buscam as unidades de Atenção Primária- Clínicas da família e Centros Municipais de Saúde- da região.

Do total de 27 tomógrafos adquiridos pela atual gestão, 11 já estão em operação desde o ano passado em unidades da rede municipal. Os 16 comprados na China no final do ano passado—cada custou US$ 950 mil dólares—estão em funcionamento o do Hospital de Campanha no Riocentro e os das policlínicas Lincoln de Freitas Filho, em Santa Cruz; Manoel Guilherme da Silveira Filho, em Bangu; e Rodolpho Rocco, em Del Castilho. Um foi cedido ao Hospital Mario Kroeff, unidade beneficente que é referência no tratamento do câncer e será instalado na unidade após realização de obras.

Também vão ganhar os modernos equipamentos os bairros Campo Grande, Recreio e Madureira e as comunidades da Rocinha, Maré e Rio das Pedras.

Investimento antes do coronavírus
Muito antes da pandemia da Covid-19, a saúde já vinha sendo prioridade na gestão do prefeito Crivella. A renovação do parque tecnológico da rede municipal recebeu investimento de R$ 370 milhões. Foram comprados mais de 18 mil equipamentos de última geração, adquiridos com a finalidade de oferecer à população um atendimento digno e de qualidade.

Entre os novos equipamentos comprados pela Prefeitura estão 806 respiradores, fundamentais para equipar leitos de UTI para tratamento de pessoas.infectadas pelo coronavírus. Esses respiradores foram adquiridos também antes da crise da Covid-19, a preços mais baixos (12 mil dólares cada) e com melhores condições de.parcrlamento (valor dividido em 60 vezes). A Prefeitura já distribuiu 326 doa respiradores comprados nas suas unidades de referência para tratamento da covid. Outros 400 aparelhos chegam no final do mês.