Prefeitura do Rio promove o Prêmio Literário Caique Botkay

0
652

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Cultura, abre inscrições nesta terça-feira, 12/05, para o Prêmio Literário Caique Botkay. Com o tema “A arte da reinvenção”, a iniciativa selecionará os 10 melhores contos com narrativas e reflexões sobre o novo formato que a sociedade adotou mediante as circunstâncias de uma pandemia. A inciativa é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e MultiRio,

Para participar é necessário ser cidadão carioca ou residente na cidade do Rio; ter no mínimo 12 anos e preferencialmente ser cadastrado em uma das bibliotecas vinculadas a Secretaria de Cultura ou Educação, ou ainda bibliotecas comunitárias da sua região.

Serão considerados contos, para critérios de avaliação, os textos inéditos que compreenderem entre 1.000 e 4.000 palavras. Será permitida a inscrição de obra cuja pequena parcela do conteúdo tenha sido publicada anteriormente em blogs pessoais ou revistas eletrônicas, desde que não ultrapasse 25% do total da obra.

Cada participante poderá inscrever apenas uma obra, de autoria única, na seguinte formatação: fonte Times New Roman; tamanho 12; espaçamento 1,5 linha, páginas numeradas, margens 2,5.

Inscrições até 5 de junho

Os textos poderão ser enviados até as 23h59 do dia 5 de junho, via formulário online, que será disponibilizado no site e nas redes sociais da Secretaria de Cultura.

As obras serão avaliadas por uma comissão composta por oito membros da equipe da Secretaria Municipal de Cultura, entre os dias 5 e 15 de junho, e os resultados serão divulgados no dia 19 , no site e nas redes sociais da Secretaria.

Os vencedores do Prêmio receberão a publicação de 100 exemplares, bem como sua versão digital, a ser produzida editorialmente pela MULTIRIO; e participarão de entrevistas virtuais, via MultRio, com as Secretarias de Cultura e Educação.

Sobre Caique Botkay

Caique Botkay: Compositor, escritor, diretor teatral e instrumentista. Uma de suas maiores paixões, além da cultura, era a educação. Criou A Arte dos Contos, um projeto nascido na comunidade escolar, com encontros periódicos de toda a comunidade e finalização em publicações produzidas a partir desses encontros.

Foi Superintendente de Arte e Educação da Secretaria de Estado de Cultura, membro da equipe central de Cultura na implantação dos Cieps de Darcy Ribeiro; professor na Escola de Teatro Martins Pena, Conservatório Brasileiro de Música, Universidade Gama Filho, UERJ e PUC, além de presidente da MultRio.

Serviço:

O edital do prêmio estará disponível no site da Secretaria Municipal de Cultura a partir desta terça-feira, 12/05, no site:
http://www.rio.rj.gov.br/web/smc/

Para outras informações basta enviar um e-mail para [email protected], com o título: Informações Prêmio Literário Caique Botkay