Programa Saúde do Idoso cria programação para usuários em quarentena em Rio das Ostras

0
383

Não está sendo nada fácil enfrentar uma quarentena. Há aproximadamente três semanas era um momento que as pessoas nunca sonhariam ter que passar. No entanto, para driblar esse tempo de pandemia, muitos profissionais de Rio das Ostras estão criando alternativas para que o isolamento social não se torne um peso tão grande na vida das pessoas, principalmente para os idosos, por ser considerado o principal grupo de risco para contaminação do Coronavírus.

A equipe do Programa Saúde do Idoso, por exemplo, preparou um trabalho bem interessante para entreter os idosos atendidos em Unidades de Saúde do Município. Profissionais elaboraram um vídeo para convidar os usuários a participar de uma programação semanal, com dicas e atividades, através de um grupo de WhatsApp, sendo “Saúde do Idoso: cuidados na quarentena”.

A programação acontece de segunda a sexta-feira, das 10h às 10h30, abordando cada dia um tema. São assuntos como alimentação saudável, atividade física, dicas em relação ao enfretamento de crise e questões psicológicas, entre outros.

O projeto começou na segunda-feira, 30 de março, com prática corporal. Na terça, teve orientação nutricional e na quarta, conversa sobre cuidados com a saúde mental. Já nesta quinta, orientações sobre políticas sociais, e nesta sexta-feira, 3 de abril, é dia de terapia ocupacional.

Segundo a coordenadora do Programa Saúde do Idoso, Ana Lúcia Couto, além das conversas, os profissionais compartilham com os idosos vídeos caseiros e outros que recebem e acham interessantes. Durante a programação, também há espaço para tirar dúvidas dos usuários.

“Entendemos que o isolamento domiciliar também é difícil para os idosos e que ainda vamos ficar um tempo sem vê-los. Então, esse link é uma forma que encontramos para estarmos mais conectados durante este período de quarentena”, ressaltou Ana Lúcia.