São Gonçalo – Unidades de eeferência em atendimento ao coronavírus

0
106

O município de São Gonçalo possui duas unidades de referência em atendimento ao Coronavírus: o 1º Centro de Triagem ao Coronavírus e o Hospital Luiz Palmier. O 1° Centro de Triagem ao Coronavírus de São Gonçalo atende casos gripais leves e suspeitas de Coronavírus. A iniciativa, além de evitar que pessoas com poucos sintomas fiquem dentro dos hospitais, é uma antecipação a um provável aumento da demanda por diagnóstico. É aconselhado que a população só vá aos hospitais em caso de agravamento dos sintomas, entre eles, a dificuldade de respirar, prostração e sinais de desidratação.

Já o Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto, referência municipal no tratamento a possíveis pacientes infectados pelo Coronavírus (Covid-19) no município de São Gonçalo, começou a receber as primeiras pessoas com sintomas da doença na segunda-feira (20). A unidade hospitalar está equipada e conta com 100 leitos, 40 deles de CTI com respirador. Assim que chegar a marca de 70% dos leitos ocupados, a Prefeitura de São Gonçalo irá abrir uma segunda unidade municipal que também será referência em internação, o Hospital Franciscano, em Lagoinha.

Além das unidades de referência acima, o Pronto Socorro Central e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nova Cidade atuam com um consultório médico exclusivo para atender pacientes com síndrome gripal e suspeita de coronavírus e possuem leitos de isolamento.