São João da Barra – Ações para conter a pandemia

0
589

Após averiguação de denúncias, a Secretaria Municipal de Saúde de São João da Barra, por meio da Vigilância Sanitária, constatou mais uma vez, nesta segunda-feira, 6, que alguns estabelecimentos estão descumprindo os decretos municipais em relação ao controle das filas externas, que tem como finalidade conter o avanço do novo coronavírus. A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública – Guarda Civil Municipal, Postura e Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis).

Todos os responsáveis pelos estabelecimentos já tinham assinado termo de ciência e responsabilidade acerca do decreto e por continuarem descumprindo as medidas preventivas foram notificados no dia 1° deste mês. A coordenadora da Vigilância Sanitária, Samia Lopes Damas Meireles, ressaltou que o decreto deixa claro que é de responsabilidade dos estabelecimentos o controle da fila externa, mas a população também pode colaborar ajudando a manter a distância solicitada.

“É preciso manter as pessoas afastadas, a uma distância de pelo menos dois metros. Estamos orientando os estabelecimentos a colocar fita de marcação no chão para que as pessoas possam manter o distanciamento”, enfatizou Samia, acrecentando que no caso das instituições bancárias, o Ministério Público também tem acompanhado o descumprimento do decreto e solicitou o fechamento da agência, caso não sejam observadas as condicionantes para o funcionamento.

O subsecretário municipal de Segurança Pública, Arthur Miller Azevedo Silva, confirmou o prosseguimento do trabalho de fiscalização para fazer cumprir as medidas dos decretos de Situação de Emergência em Saúde Pública.

“Atuamos diariamente em todo o município e, além do trabalho de fiscalização através do patrulhamento, verificamos também denúncias feitas pela população”, informou Miller.

Segundo o subsecretário, a iniciativa visa evitar aglomerações, mas é preciso conscientização sobre a importância de ficar em casa para impedir a propagação do vírus causador da Covid-19.