São João da Barra – Call center como aliado no combate ao coronavírus

0
668

O call center, implantado pela Secretaria de Saúde de São João da Barra, registra 360 atendimentos pelo WhtasApp – 99991 9234 ou 99991 9235. Já a média de ligações diárias para o 0800-925 0770 gira em torno de 40. O serviço é considerado um aliado fundamental nas ações de prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus no município, que tem até o momento 25 pessoas sendo monitoradas e outras 217 já liberadas da quarentena.

“O serviço é fundamental no contato com a população em relação ao coronavírus. Ele nos permite receber avisos de casos suspeitos, acompanhar pacientes cadastrados e orientarmos à população”, diz Fabiana Faria, sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde.

Ao entrar em contato com o call center, o cidadão recebe orientações e informações sobre o Covid-19 de médicos e estagiários de medicina. O atendimento diário funciona 24h. Além de ser rápido, oferece à população qualidade no serviço.

Quando o cidadão liga para o call center e informa os sintomas é feito uma triagem e, de acordo com a análise, é feito um contato com a equipe móvel que vai à casa do paciente e o examina. Caso seja considerado suspeito, ele passa a ser monitorado diariamente via telefone para acompanhamento da evolução do quadro e realização do teste.

Já quem for identificado como caso suspeito de ter o coronavírus, nas barreiras ou nas unidades básicas de saúde, também passa a ser acompanhado diariamente por ligações telefônicas, que permitem monitorar a evolução dos sintomas e o cumprimento da quarentena.

Denúncias – O serviço de call center funciona ainda como um canal de denúncias que podem ser feitas pela população. Entre elas, lojas funcionando de forma irregular e pacientes que estejam descumprindo a quarentena. As denúncias também podem ser feitas por e-mail – [email protected]; ou pelos seguintes telefones: Polícia Militar – 190; Guarda Civil Municipal – 153 ou 2741-1190; e Secretaria de Segurança Pública – 99615 3153.