São João da Barra – Trabalho prossegue junto aos idosos

0
872

O trabalho desenvolvido junto a 190 idosos, assistidos pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, segue em São João da Barra. Desde o início do isolamento social, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – polos Amadeu Chacar, na sede do município, e do Açu -mantém a atenção permanente com os assistidos, utilizando a tecnologia para implementar ações que se estendem, também, aos integrantes das unidades do Cras de Atafona/sede, Grussaí, Barcelos e Sabonete.

Com a atuação dos profissionais, denominados oficineiros, foram criados grupos de WhatsApp que, mesmo a distância, garantem o fortalecimento do vínculo nas atividades cotidianas. Além de ginástica e dança, os idosos recebem orientações, como o cuidado com a saúde, manter o corpo hidratado, lavar as mãos com água e sabão, permanecer em casa, estar em dia com o calendário de vacinação e evitar o contato com pessoas vindas de áreas com casos confirmados de coronavírus.

“Aproveitamos para esclarecer dúvidas e mantê-los informados. O grau de ansiedade também é crescente e nos mantemos atentos. A resposta é muito boa. Os idosos aprovaram e enviam comentários, fotos fazendo os exercícios e elogiam os oficineiros”, conta a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Bárbara Quintanilha.

O trabalho tem total apoio da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Michelle Lessa. Ela reforça que a iniciativa é para dar continuidade às oficinas de alongamento e de exercícios físicos leves e moderados, além de reforçar as orientações sociais e de prevenção ao coronavírus. “A recomendação segue a mesma: ficar em casa e bem”, finaliza.