Secretaria de Educação anuncia atividades online para alunos da Rede Municipal de Ensino de Guapimirim

0
271

A partir da próxima terça-feira (07), a Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibilizará conteúdos digitais para atender os alunos enquanto as aulas estão suspensas, seguindo medidas de controle à COVID-19, elaboradas pelo Ministério da Saúde e o Governo do Estado.

Através do portal “Educa Online”, hospedado no site da Prefeitura de Guapimirim, os estudantes e seus responsáveis poderão ter acesso a atividades e materiais complementares, preparados criteriosamente por toda a equipe da SME. Tomando como referência as habilidades e os objetivos de aprendizagem do Departamento Pedagógico, este material busca proporcionar a continuidade do desenvolvimento dos conceitos já assimilados pelos discentes.

Na última quinta-feira (02), em uma reunião com as Coordenações Educacionais e o Departamento Pedagógico, a então secretária Municipal de Educação, Cecília Pais — que deixou o cargo no dia seguinte — informou que esta ferramenta de extrema importância para os estudantes, neste momento, não substituirá a troca de conhecimentos entre o professor e o aluno. “Como educadora, sei que o processo de aprendizagem só acontece por meio de um relacionamento de muito carinho e dedicação de ambas as partes. Por isso, nossos profissionais estarão de prontidão, via aplicativo de mensagens, para sanar qualquer dúvida que venha surgir durante a realização das atividades”, acrescentou.

Cecília ainda deixou claro que mesmo após sua saída, a equipe da SME dará continuidade ao trabalho desenvolvido para atender os alunos durante a pandemia.

Segundo o Prefeito Zelito Tringuelê, nesse período de quarentena, a aproximação entre as famílias dos estudantes e os profissionais da Educação é grande relevância. “Sabemos que a distância física deve ser mantida, mas, para o sucesso desse projeto, todos precisam estar envolvidos em um só propósito: a educação das nossas crianças, adolescentes e até adultos”, destacou.

A Rede Municipal de Ensino possui 8.806 alunos, sendo: 2.115 na Educação Infantil; 3.336, no 1º Seguimento (1º ao 5° ano); 2.543, no 2º Seguimento (6º ao 9º ano); 780, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), e 32, na Classe Especial. No entanto, muitos desses estudantes não têm acesso à internet.

Pensando nisso, durante esta semana, a SME vai divulgar um cronograma para a entrega de todo o material de forma impressa. Portanto, os responsáveis e alunos da EJA devem ficar atentos para comparecerem, às escolas e creches municipais, apenas nos dias e horários específicos, estipulados para cada turma — medida adotada para evitar aglomerações nas unidades escolares.

É importante ressaltar que a segunda leva de atividades pedagógicas complementares será disponibilizada a partir do dia 23/04, do mesmo modo em que as primeiras foram ofertadas. Logo, a família deve assumir o compromisso de devolver o bloco de conteúdos já respondido, na primeira quinzena, no ato de retirada das novas propostas.

Além disso, os responsáveis pelos alunos da Classe Especial podem ficar despreocupados, pois receberão o material em suas residências. Basta entrar em contato com as direções das unidades escolares para que o conteúdo seja levado até o local desejado.