Tanguá – Novo decreto prevê fechamento do comércio e uso de máscaras por toda a população.

0
616

Com um aumento no numero de mortes no município de Tanguá por conta do Coronavírus, a Prefeitura que buscava conciliar as atividades do comércio com o distanciamento social acabou sucumbindo à necessidade de fechar novamente o comércio.

“Os casos não param de subir e as ruas estão sempre cheias”, esta é a visão da Secretaria de Saúde do município que vem percebendo um aumento no número de atendimentos na Policlínica Demerval Garcia de Freitas nos últimos dias. Quatro mortes ocorridas no período sendo duas já confirmadas e duas pendentes de resultado, mas com todos os sintomas gripais elevaram para 53,3% o percentual do número total de mortos que já chega a 8, com base no número de pessoas testadas no município. Um índice tão alarmante obriga os gestores municipais a agirem energicamente e tomarem as rédeas do controle da situação antes que os números fiquem insustentáveis.

A falta de leitos de terapia avançada de média e alta complexidade no município são fatores determinantes para as medidas adotadas uma vez que a transferência de pacientes para outras unidades fora do município, inclusive em Valença, no sul do estado, têm sido muito difícil, e, com um cenário de agravamento iminente, a medida mostra-se adequada para a contensão da proliferação do vírus no município.

O fechamento do comércio não seria necessário caso a população tivesse se conscientizado e buscasse as ruas somente em casos de extrema necessidade, entretanto, com supermercados lotados, os bancos e a lotérica da cidade estão sempre lotados, sendo, inclusive, um fato diferenciado, pois em tempos normais, ou seja, fora da pandemia, no período de 8 a 25 estas instituições costumam ter um numero menor de clientes, entretanto, com a distribuição do auxílio emergencial do governo, as filas tem se mentido durante todo o mês, o que deixa mais preocupante as autoridades do município.

Dentre as novas medidas adotadas pelo município, estão a obrigatoriedade de uso de máscaras para todas as pessoas que circularem nas ruas ou mesmo em estabelecimentos privados, e quem descumprir pode acabar sendo multado, o que comprova a importância e seriedade das medidas.

Confira na íntegra o decreto 41 do Prefeito Valber Marcelo de tem validade entre os dias 27 de abril de 10 de maio: https://tangua.rj.gov.br/home/wp-content/uploads/2020/04/Decreto-41-de-26-04-20-CoronaVirus.pdf