Cresce rede da sociedade civil com Assistência Social para proteger do frio pessoas em situação de rua – Rio de Janeiro

0
428

Com a previsão dos termômetros nesta quarta-feira (11/08) chegarem aos 14 graus, com nova frente fria entrando no Rio, a Associação Cristã de Moços (ACM), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, abre suas portas esta noite, a partir das 19h, para acolher população em situação de rua. A instituição junta-se à rede da sociedade civil iniciada pelo NorteShopping que, há mais de uma semana, disponibilizou 30 vagas para as pessoas passarem a noite, com jantar e café da manhã.

Há duas noites, a Império Serrano, em Madureira, abriu sua quadra para acolher até 12 pessoas para pernoite. Elas estão ficando acomodadas nos camarotes. Baianas da escola de samba fazem o jantar e o café da manhã dos acolhidos. As refeições na ACM serão ofertadas pelas organizações da sociedade civil Gastromotiva, que desenvolve projetos de gastronomia social, e A Nova Chance, que realiza ações de reinserção social na cidade.

A vice-presidente cultural da Império Serrano, Paula Maria, disse à secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro, que há a possibilidade de aproveitamento desses acolhidos no trabalho de preparação da escola para o carnaval. Até agora, dois acolhidos pelo NorteShopping conseguiram emprego.

– A intenção é que, como está acontecendo no NorteShopping, mais portas se abram para essas pessoas, de maneira que se abriguem do frio e também tenham novas perspectivas de vida, com o apoio da sociedade civil – declarou Laura Carneiro.

A partir de doações da população carioca, os colchões, lençóis e cobertores, além de roupas de frio, são fornecidos para os que procuram abrigo pela Assistência Social. Além da Campanha do Agasalho em parceria com o BRT, que arrecadou 1 tonelada de peças de frio, também já foram distribuídas nos abrigos municipais as doações feitas por funcionários da Iplan Rio, que reuniram mais de 60 quilos de roupas e cobertores. Doações de funcionários municipais continuam sendo feitas na própria Prefeitura, na Cidade Nova, no prédio principal e no anexo.

Desde ontem, a Secretaria Municipal de Infraestrutura também se engajou na Campanha do Agasalho. As doações podem ser feitas pela população carioca nas portarias das sedes da RioLuz, RioUrbe e Geo-Rio.

A Assistência Social já tinha criado mais 150 vagas nesse período rigoroso de inverno, incluindo as vagas do NorteShopping. Além das 12 vagas da Império Serrano, a ACM passa a oferecer mais oito, totalizando 170 vagas a mais no plano de proteção da população em situação de rua nesse inverno atípico no Rio. Esses três locais de acolhimento recebem o apoio de educadores da rede municipal de Assistência Social.

SERVIÇO:

Doações de peças de frio para a população em situação de rua podem ser feitas:

RioLuz – Rua Voluntários da Pátria, 169, Botafogo.

RioUrbe – Largo dos Leões, 15, Humaitá.

Geo-Rio – Rua Campo de São Cristóvão, 268, São Cristóvão.