Ícone do site Caminhos do Rio

Cristo Redentor completa 90 anos

Um dos monumentos mais conhecidos. Cartão postal do Rio de Janeiro. Uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Nesta terça-feira (12/10), o Cristo Redentor comemora 90 anos. Rogai por nós.

A grande celebração começa no Santuário Cristo Redentor na manhã do dia 12 de outubro, data em que se celebra o aniversário do monumento símbolo do Brasil e o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

O dia do aniversário do Cristo Redentor começa às 7h15, com o Ato Cívico Religioso e a Santa Missa em Ação de Graças pelos 90 Anos do Cristo Redentor e em honra a Nossa Senhora Aparecida. No evento, que terá a presença de autoridades públicas e religiosas, haverá o lançamento da Medalha Comemorativa dos 90 Anos do Cristo Redentor e do Bloco Postal Especial em Homenagem ao Monumento do Cristo Redentor. Esse conjunto de selos postais é composto por 4 obras originais do artista brasileiro Oskar Metsavaht. O fundo é composto por uma fotografia em tons de cinza onde o Cristo Redentor em primeiro plano aparece sobre as Ilhas Cagarras, unidade de conservação localizada em frente à Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Os 3 selos, sobrepostos ao fundo, são obras icônicas do olhar de Oskar Metsavaht para o Cristo Redentor, revelando seu rosto, formado por milhares de pequenos triângulos de pedra-sabão. As fotos foram impressas em preto com fundo prata para ressaltar os detalhes do monumento. Acima dos selos, há a assinatura comemorativa junto da logomarca oficial do Santuário Cristo Redentor. O lançamento do selo será realizado pelo presidente dos Correios, General Floriano Peixoto Vieira Neto.

No Santuário, haverá a quebra de cunho da Medalha, realizada pelo presidente da Casa da Moeda, Hugo Cavalcante Nogueira. Foram produzidas 90 medalhas em AF (1/4 OZ), 200 medalhas em Prata (1 OZ), 300 medalhas em Bronze e 2000 medalhas em Cuproniquel.

A Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, fará uma apresentação sobrevoando o monumento. A Banda do Corpo de Fuzileiros Navais participará musicalmente do evento.

Em seguida, o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, presidirá a Santa Missa, que será acompanhada pelo Coro da Princesa, o coro oficial do Cristo Redentor em homenagem à Princesa Isabel. Ao final da celebração será ministrada a Indulgência Plenária, concedida pelo Papa Francisco a todos os peregrinos do Santuário Cristo Redentor que seguirem as orientações próprias para consegui-la, no período de 12 de outubro de 2021 a 12 de outubro de 2022, marcando as comemorações dos 90 Anos do Monumento.

Ao término da missa, paraquedistas do Exército Brasileiro passarão próximo ao símbolo do Brasil em um Salto Livre.

Toda a cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal oficial do Santuário Cristo Redentor no YouTube (youtube.com/cristoredentoroficial).

A grande festa sustentável dos 90 anos do Santuário Cristo Redentor será realizada de 12 a 16 de outubro, todos os dias das 9h às 16h, na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, no Centro do Rio. Toda a programação estará no site oficial do Santuário Cristo Redentor (www.santuariocristoredentor.com.br) e nas mídias sociais oficiais do Santuário (@cristoredentoroficial).

Conheça a história do Cristo Redentor (Fonte: Santuário Cristo Redentor).

Século XVI: Os navegadores portugueses chamam este monte de ‘Pináculo da Tentação’, em alusão ao relato bíblico da tentação de Cristo (Mt 4,8).

Século XVIII: O monte passa a ser chamado “Corcovado”, por sua forma, que se assemelha a uma corcova. Este nome também pode ser interpretado como uma variação da frase em latim cor quo vado, que significa “coração, para onde vou?”.

1824: D. Pedro I realiza a primeira expedição oficial ao Monte Corcovado, registrada nas telas de Debret.

1859: Padre francês Pierre-Marie Bos, que teve a ideia original da construção de uma imagem de Jesus Cristo sobre o Monte Corcovado, chega ao Brasil.

1862-1874: D. Pedro II ordena que o Major Archer realize uma grande campanha de reflorestamento da Floresta da Tijuca.

1884: Trecho Cosme Velho-Paineiras da Estrada de Ferro do Corcovado é inaugurado.

1885: Primeira ferrovia de turismo da América Latina, com a abertura da estação do Corcovado, é concluída.

1888: Após a Abolição da Escravatura, Princesa Isabel rejeita a proposta de construção de uma estátua em sua homenagem no Monte Corcovado, e ordena a construção de uma imagem ao Sagrado Coração de Jesus, que, para ela, era o ‘verdadeiro Redentor dos homens.

1889: Com a Proclamação da República, o projeto de Princesa Isabel é cancelado.

1921: O ‘Círculo Católico’, liderado pelo General Pedro Carolino Pinto, apresenta novamente a ideia de construção do monumento, para as celebrações do Centenário da Independência do Brasil.

1921: Na quinta reunião do Círculo Católico, é eleito o projeto do engenheiro carioca Heitor da Silva Costa, com a imagem de Jesus sobre um pedestal, segurando uma grande cruz com a mão esquerda e um globo com a mão direita.

1922: Sob a liderança da escritora Laurita Lacerda, cerca de vinte mil mulheres apresentam um abaixo-assinado ao presidente Epitácio Pessoa, pedindo autorização para a construção do monumento.

1923: Dom Sebastião Leme organiza uma grande campanha de arrecadação para a construção do monumento, que teve doações do povo brasileiro.

1923: Após críticas da Escola Nacional de Belas Artes, Dom Sebastião Leme solicita a Heitor da Silva Costa a alteração do projeto, para que pudesse ser visto de longe, com maior simbolismo religioso. Com a ajuda do pintor Carlos Oswald, Heitor da Silva Costa projeta a imagem de Jesus com o tronco ereto e os braços abertos, com o mundo aos seus pés.

1924-1926: Heitor da Silva Costa viaja a Paris, onde contrata o escultor francês Paul Landowski, especialista no estilo art decó. Landowski realiza uma maquete e a escultura em tamanho real da cabeça e das mãos do monumento, cujos moldes em gesso foram enviados ao Brasil em partes numeradas. O engenheiro francês Albert Caquot realiza os cálculos estruturais.

1926-1931: O monumento é construído em cinco anos, unindo a engenharia, a arquitetura e a escultura, graças ao trabalho primoroso dos operários. O arquiteto Heitor Levy é o mestre de obras da construção e Pedro Fernandes Viana, o engenheiro fiscal.

1927: Antes de retornar ao Brasil, Heitor da Silva Costa decide que o monumento em concreto armado deve ser revestido por um grande mosaico de pedra sabão, um material bonito, maleável e resistente ao calor, ao frio e à erosão.

1929: Dom Sebastião Leme solicita que um singelo coração seja moldado no peito da estátua, tornando-a uma imagem estilizada do Sagrado Coração de Jesus.

12 de outubro de 1931: O monumento ao Cristo Redentor é inaugurado no dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, homenageada com a construção da capela do monumento.

1934: A União transfere o domínio da área no cume do Monte Corcovado à Ordem Arquidiocesana do Cristo Redentor.

1960: Por decreto de Dom Jaime de Barros Câmara, a Ordem Arquidiocesana do Cristo Redentor é integrada à Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro.

1980: O Papa João Paulo II visita o Cristo Redentor.

2006: Por decreto de Dom Eusébio Oscar Scheidt, é criado o Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor, propriedade da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

2008: O monumento ao Cristo Redentor é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

2009: Dom Orani João Tempesta e Dom Gilberto Canavarro dos Reis assinam acordo de geminação entre o Santuário Cristo Redentor e o Santuário Nacional de Cristo Rei, de Portugal.

2021: Cristo Redentor celebra 90 anos de história.

Sair da versão mobile