Curso ‘Arte Preta’ lança mural em homenagem à força das mulheres negras

0
402

Um mural em homenagem à força das mulheres negras já pode ser visto pelo público que passa pela região portuária do Rio, a partir desta semana. A obra é resultado de uma oficina que uniu artistas que estão participando do curso “Arte Preta: Filosofia, História e Curadoria”, realizado pela Universidade das Quebradas (curso de Extensão da UFRJ), Museu de Arte do Rio (MAR) e Instituto Cultural Vale.

Na oficina de grafite, os participantes foram orientados pelo grafiteiro Airá Ocrespo em todas as etapas de execução da arte urbana, desde a concepção até a escolha do local – a Rua Pintora Tia Lúcia, batizada em homenagem à artista do Morro do Pinto célebre na região, que morreu em 2018. Com a frase “Pretas no Poder”, o grafite ganhou também intervenções em crochê, produzidas em oficina conduzida pela artista visual Giselle Parno, também integrante do curso.

Desenvolvido para contribuir com a formação de agentes culturais do Estado do Rio, especialmente aqueles de regiões tidas como periféricas, o curso de extensão “Arte Preta: Filosofia, História e Curadoria”, com coordenação de Heloisa Buarque de Holanda, reúne educadores, artistas e produtores culturais de renome no mercado de arte. O objetivo é promover a troca de saberes e a construção colaborativa em oficinas e práticas curatoriais, com especial enfoque para perspectivas antirracistas e decoloniais.

O Museu de Arte do Rio

Iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) desde janeiro deste ano, apoiando as programações expositivas e educativas do MAR a partir de um conjunto amplo de atividades para os próximos anos. “A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais, desde sua fundação em 1949.

O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um instrumento de fortalecimento do acesso à cultura, intimamente relacionado com o território, além de contribuir para a formação nas artes, tendo no Rio de Janeiro, por meio da sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil. Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, onde o Odeon passa a auxiliar na correalização da programação.

O Museu de Arte do Rio tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor como patrocinadora master, o Itaú como patrocinador, o Grupo Renner e o Instituto Yduqs – Estácio de Sá como apoiadores, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Escola do Olhar conta com o patrocínio da Wilson Sons e Machado Meyer Advogados via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, é também patrocinada pelo RIOgaleão e Icatu e tem a Cultura Inglesa como apoiadora Educacional. A Globo e o Canal Curta são os parceiros de mídia do MAR.

O MAR conta ainda com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e realização da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e do Governo Federal do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Mais informações em www.museudeartedorio.org.br