Curso Gratuito de Cinema Antirracista inicia temporada itinerante pelo Rio de Janeiro  

0
189

A Associação Brincar e Crescer (ASBRINC) promove a partir do dia 13 de maio o Curso de Cinema Antirracista, iniciativa gratuita voltada para profissionais do audiovisual, da cultura e estudantes em geral interessados em ampliar o debate e a ação na luta antirracista através da linguagem cinematográfica. Com apoio do Cineclube Atlântico Negro e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através do Programa de Fomento à Cultura (FOCA) da Secretaria Municipal de Cultura, serão quatro encontros aos sábados, até 03 de junho, das 10h às 14h, na Lona Cultural Jacob do Bandolim em Jacarepaguá. Depois, o projeto vai passar pela Zona Norte, Realengo e Centro do Rio.   

A coordenação é do cineasta, cineclubista e educador audiovisual Clementino Junior, que comanda desde 2008 o Cineclube Atlântico Negro, voltado para o cinema da diáspora africana e tem em sua produção audiovisual diversos títulos com temas relacionados aos Direitos Humanos. Os encontros serão ministrados por Marco Aurélio da Conceição Correa (pedagogo, escritor e pesquisador), Rejane Neves (roteirista, diretora e educadora), André Sandino (cineasta e cineclubista) e Alek Lean (cineasta e pedagogo).

– Nosso propósito com o curso é formar multiplicadores dos valores democráticos e humanistas. Entendemos o cinema como suporte fundamental em nosso tempo presente para refletir sobre o mundo em que vivemos e, a partir disso, produzir novas formas de ser e estar em sociedade, promovendo debates éticos, estéticos, econômicos, políticos e culturais – explica Clementino Junior.

As edições serão realizadas em diferentes equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura de maio a agosto. A última será filmada integralmente, editada com tradução em libras e disponibilizada à Secretaria de Cultura e Rede de Pontos de Cultura do município. Serão apresentados filmes e noções básicas sobre a linguagem audiovisual, o histórico referente às implementações de políticas públicas de direitos humanos, bem como suas representações fílmicas.

 

Sobre a ASBRINC 


A ASBRINC é uma Organização Não Governamental que atua desde 2004 no apoio pedagógico e na ampliação do universo cultural de jovens moradores de zonas periféricas do Rio de Janeiro. A ASBRINC é ainda sede do primeiro ponto de cultura do Alto da Boa Vista, o Ponto de Cultura Cine Floresta Nossa.

Site: https://www.asbrinc.org/

Redes sociais: @asbrinc

 

Ficha técnica:

Realizadora: Associação Brincar e Crescer (ASBRINC)

Coordenação: Clementino Júnior

Coordenação Executiva: Daniel Paes

Produtora e Social Media: Paula Marques

Oficineiros: Marco Aurélio da Conceição Correa, André Sandino, Rejane Neves e Alek Lean

Fomento: FOCA – SMC-RJ