Curso gratuito de literatura afro-brasileira – Duque de Caxias

0
679

Um encontro com a própria história. O curso “Quilombo Literário de Caxias” vai promover uma oficina literária voltada para a leitura e produção de textos afro-brasileiros. A iniciativa tem vagas limitadas e podem participar pessoas a partir dos 14 anos. A inscrição é online e vai até este sábado (17/04).

O curso foi contemplado pela Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias.

“Nós queremos aumentar a apreciação dos participantes pela escrita literária; estimular os participantes ao estudo de obras literárias com abordagem afro-brasileira e em afroperspectiva; capacitar os participantes para a produção de textos literários com abordagem afro-brasileira e em afroperspectiva; enfim, criar um aquilombamento literário de produção de textos que materialize um pouco da nossa narrativa de existência”, explica a professora Vanusa da Silva, que é a idealizadora do projeto.

O curso será dividido em três módulos com os seguintes temas: literatura infantil, literatura infanto-juvenil e literatura para jovens e adultos. As aulas serão mediadas e dialogadas com aplicação de pedagogia de projeto, ou seja, orientações para a construção de textos em grupo a ser apresentados como avaliação final.

Os materiais de aula e exercícios serão enviados via e-mail e discutidos em lista de e-mail; haverá comunicação via WhatsApp para informações e envio de link das aulas, além da possibilidade de atendimento rápido e direcionamento de dúvidas dos estudantes pelo aplicativo. Os encontros serão realizados aos sábados das 14h às 16h30 e às quartas pela plataforma Google Meet.

O curso disponibilizará aulas gravadas em vídeo, além de 1h30 para a realização das atividades propostas durante as aulas, que começam neste sábado (17/04) e vão até 19 de maio.

Para se inscrever no projeto “Quilombo Literário de Caxias”, acesse em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeNdEddG0POGHRbLDGtauEzTQCsfOemcej3Kuu76AkItKC6Mw/viewform