Dalal Achcar e Nora Esteves no Theatro Municipal Palco Livre

0
1497

No mês em que o Theatro Municipal do Rio de Janeiro completa 112 anos de vida, o Theatro Municipal Palco Livre apresenta uma live super especial, nesta quinta-feira, 08 de julho, a partir das 17h30, no Facebook. A trajetória e experiência de um dos maiores nomes da dança do país: Dalal Achcar. São trinta anos desta artista que deixou sua grande marca registrada na Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Os detalhes, curiosidades, revelações, os bastidores incríveis de bailarina para bailarina. Imperdível!

Sobre Dalal Achcar

Bailarina e coreógrafa. Dalal nasceu no Rio de Janeiro. Aprimorou seus conhecimentos em Paris, Nova York e Londres. Como coreógrafa, notabilizou-se por criações de grande porte como Floresta Amazônica, Don Quixote e O Quebra-Nozes, considerado um dos melhores do mundo. Foi idealizadora e pioneira na criação de musicais infanto-juvenis de grande sucesso como Cinderela, Sonho de uma Noite de Carnaval, Romeu e Julieta e Branca de Neve. Foi Diretora Artística do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e duas vezes Presidente da Fundação Teatro Municipal. Fundou a Associação de Amigos do Theatro Municipal, a primeira do gênero no país. Quando Presidente da Fundação, criou a série Educação com Arte, com espetáculos exclusivos de ópera e ballet, com um programa de orientação aos professores assistido por milhares de alunos de escolas públicas do Rio de Janeiro. Temas brasileiros sempre foram sua paixão. Inventivou a produção de clássicos brasileiros com sua criação Floresta Amazônica e a realização de Gabriela e O Boto, além das produções de alta qualidade técnica e artística como Coppélia, Giselle, Romeu e Julieta, La Bayadére, O Lago dos Cisnes e O Morcego. E também a peça Abelardo e Heloísa da série de cartas de amor, em que reuniu teatro, música instrumental, canto lírico e dança, utilizando os espaços do saguão e do foyer do Theatro como cenário. Criou o primeiro curso superior de Formação de Professores de Dança do país, no Rio de Janeiro. É condecorada pela Rainha Elizabeth II com a Order of British Empire, pelo Ministro da Cultura da França como Chevalier de L´Ordre des Arts et des Lettres, sendo posteriormente elevada ao grau de Officier pelo Governo do Brasil com a Ordem do Rio Branco e com a Ordem do Mérito Cultural (no grau de Comendador).

Serviço:

Theatro Municipal Palco Livre, Instituto Cultural Vale e Petrobras apresentam “Nora Esteves conversa com Dalal Achcar: 30 anos de história no Municipal”

Data: 08 de julho – quinta-feira

Live às 17h30

Canal do YouTube

https://www.youtube.com/c/theatromunicipaldoriodejaneiro

Facebook

https://www.facebook.com/theatro.municipal.3

Classificação: Livre

Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio SulAmérica Paradiso, Rádio Roquette Pinto – 94.1 FM

Patrocínio Ouro Petrobras

Lei de Incentivo à Cultura

Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal.

Realização: Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal.

Patrocínio Ouro Instituto Cultural Vale e Petrobras