Darcy Ribeiro terá história contada em peça na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema

0
301

O que diria Darcy Ribeiro, um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX, sobre o Brasil na atualidade? E se pudesse escrever cartas ao povo brasileiro? Essas reflexões são o ponto de partida de “Cartas de Darcy”, peça que estreia na Casa de Cultura Laura Alvim, no Espaço Rogério Cardoso, em temporada de 2 a 25 de junho, em Ipanema, com sessões às sextas e sábados, às 19h, e domingos, às 18h. 

Selecionado no edital “100 Anos de Darcy” e realizado pela Zucca Produções com patrocínio da Oi e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, o espetáculo conta a história de Darcy Ribeiro a partir da sua importante produção intelectual sobre a formação do povo brasileiro, além do que idealizou e realizou para a educação brasileira e sua jornada política ao lado de Leonel Brizola. Em cena, sua trajetória como professor, etnólogo e político, suas paixões e suas pequenas utopias se mesclam às memórias de infância do ator, professor e historiador Max Oliveira. 

– Trazer para a cena suas ideias, suas pesquisas, sua obra, sua profunda inspiração humanística é contribuir para reflexões fundamentais em tempos tão difíceis e conturbados vividos por milhões de brasileiros, em suas vidas cada vez mais precarizadas – destaca Max.

 

História e memória 

Com idealização, dramaturgia e atuação de Max Oliveira, o processo de criação se deu na sala de ensaio através de experimentações cênicas com direção de Carmen Frenzel e supervisão dramatúrgica de Fabrício Branco. O teatro documentário foi o caminho escolhido como veículo potente para a construção de uma História Pública para e com a plateia, em uma perspectiva historiográfica de autoridade compartilhada.  

O biodrama leva para a cena também as memórias familiares de Max Oliveira, atravessadas pelo cenário político, econômico e social das décadas de 1980 e 90. Além da sua rotina como professor de história da rede pública de ensino a partir de 2020, num jogo cênico que mescla memória, história, critical fabulation e autoficção. 

Cartas de Darcy tem cenários e figurinos assinados por Oswaldo Eduardo Lioi, iluminação de Hebert Said, pesquisa da antropóloga Daphne Cordeiro e produção de Gaby Freitaz, Max Oliveira e Thiago Prado.

 

Educação para vencer a desigualdade 

Darcy Ribeiro é um dos intelectuais brasileiros mais importantes do século XX. A sua contribuição para a compreensão do que foi a formação do povo brasileiro é inestimável e, sua vivência entre os indígenas produziu um conhecimento de quem esteve dentro e não distante, como costumavam ser os estudos eurocentrados. Darcy foi um antropólogo que conseguiu contribuir para o pensamento intelectual da América Latina. A educação, uma das suas maiores bandeiras, está presente em boa parte dos seus argumentos para a superação da desigualdade social no Brasil. 

– É preciso pôr em perspectiva histórica os tempos atuais. É preciso acreditar e ter esperança na transformação através do ‘esperançar’ que é verbo, é ação! Darcy precisa falar novamente ao povo, Darcy precisa escrever suas cartas – ressalta Carmen Frenzel.

 

Ficha técnica: 

Idealização, Dramaturgia e Atuação: Max Oliveira

Direção: Carmen Frenzel

Supervisão de Dramaturgia: Fabrício Branco

Direção de Arte: Oswaldo Eduardo Lioi

Iluminação: Hebert Said

Trilha Sonora: Carmen Frenzel e Max Oliveira

Designer Gráfico: Thiago Ristow

Pesquisa: Daphne Cordeiro

Editor Multimídia: Guilherme Bezerra

Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho 

Mídias Sociais: Lucas Gouveia

Produção: Max Oliveira

Gaby Freitaz e Thiago Prado 

Realização: Poeira da História

 

Serviço: 

Espetáculo: “Cartas de Darcy”

Temporada: de 02 a 25 de junho de 2023 

Dias e horários: sextas e sábados, às 19h, e domingos, às 18h

Local: Casa de Cultura Laura Alvim – Espaço Rogério Cardoso

End.: Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema – Rio de Janeiro 

Duração: 70 minutos

Classificação etária indicativa: 12 anos

Entrada: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

Ingresso online: Eleventickets (https://funarj.eleventickets.com/#!/home)