Dia da Árvore: EcoVilla Ri Happy realiza programação gratuita com foco na educação ambiental infantil

0
146

Aquecimento global, queimadas, enchentes. Os assuntos estão cada vez mais tomando conta dos noticiários e a conscientização da população é uma necessidade urgente, especialmente na infância. A EcoVilla Hi Rappy, localizada dentro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, é solidária à causa e, inspirada pelo Dia da Árvore, promove, nos dias 23, 24 e 25 de setembro, uma série de atividades pensadas para as crianças ampliarem os seus conhecimentos sobre o tema e contribuírem para um planeta mais sustentável no futuro. A programação tem parceria com a Embrapa Solos e a Bradesco Seguros. 

Ao entrarem no teatro, as crianças irão se deparar com um cenário de floresta. Um grande telão irá reproduzir imagens de uma cachoeira e por todos os cantos se ouvirá sons típicos da mata. A programação começará com uma contação de história, e, na sequência, acontecerão atividades, lideradas por educadores do espaço,  como oficina de artesanato, oficina de plantação e simulador de erosão. 

Aberta ao público em geral, sujeito a lotação, o evento contará com a participação de alunos de escolas públicas e integrantes de ONGs convidadas. No final de semana dos dias 28 e 29 de setembro, das 13h30 às 18h, as atividades se estendem com a mesma temática para toda a família, dentro do Tardes Brincantes na Casa EcoVilla Ri Happy.

O espaço possui o selo Amazônia Care, associação que visa a preservação da flora e da fauna Amazônica brasileira, por destinar parte da renda dos ingressos para o reflorestamento. No primeiro semestre de 2024, a casa já garantiu 800 plantio de novas árvores, e a meta até o final do ano é passar de mil.

 

ATIVIDADES DIA DA ÁRVORE

Contação de Histórias e musicalização:

“A Lenda da Sumauma”, com Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A Sumaúma é uma árvore gigantesca, popularmente chamada de rainha da Amazônia. Conhecida pela sua grandiosidade e beleza, a Sumaúma ou Samaúma (Ceiba pentranda) é uma árvore que é encontrada na Amazônia. Considerada sagrada para os antigos povos maia e povos indígena, atinge 50 metros de altura e seu tronco chama atenção pela sua grandiosa dimensão de até 3 metros de diâmetro.

 

Caixas sensoriais:

A proposta é a criança descobrir, através do tato e do olfato o que está dentro de cada caixa, adereçada de folhas. Serão usados elementos para instigar, através dos sentidos, a curiosidade do que tem nas caixas, e, em seguida, saber um pouco mais sobre cada item descoberto – gengibre (raiz), canela (caule), Louro (folha), cravo (árvore), camomila (erva) e grãos de café.

 

Oficina de Artesanato:

Fazendo uso da Tinta de Solo (tinta natural feita com amostras de solos de cores diversas) e com cotonetes sustentáveis, a criançada irá fazer as folhas e flores das árvores em papel. Serão Sumaúmas de diversas cores.

 

Simulador de Erosão:

Um sistema de recipientes com terra pura e outro com terra e vegetação, para as crianças perceberem, na prática, a diferença do processo da chuva em um solo com vegetação e em um solo árido.

 

Oficina de Plantação: (somente no dia 23, parceria com a Embrapa)

Plantio de mudas com temperos variados – hortelã, cheiro verde, manjericão, alecrim, orégano. Trabalho do manejo da terra e dos balsâmicos aromas que percorrem o ambiente. Ao final, a criança poderá escolher um vasinho de temperos e levar para casa.  A atividade contará com a participação do engenheiro Cláudio Capeche, pesquisador da Embrapa Solos.

 


SERVIÇO

Local: EcoVilla Ri Happy

Endereço: dentro do Parque Jardim Botânico, Rua Jardim Botânico, 1008

Loja Conceito Ri Happy: aberta todos os dias de 9h às 17h

 

Dia 23/09 (segunda-feira) – 14h às 16h

Dia 24/09 (terça-feira) – 9h às 11h / 14h às 16h

Dia 25/09 (quarta-feira) – 9h às 11h /14h às 16h

Entrada gratuita

 

SOBRE A ECOVILLA RI HAPPY

 

Além de atividades voltadas para inclusão dos pequenos, a acessibilidade é compromisso dos realizadores da EcoVilla Ri Happy, que tem como um dos pilares principais ser o primeiro espaço infantil do Rio de Janeiro desenvolvido para todos os perfis de público. O local projetou a jornada dos visitantes com um capricho a mais desde a entrada do Jardim Botânico até a chegada na EcoVilla Ri Happy: haverá tradução em LIBRAS e legendas em português para o público com deficiência auditiva, a audiodescrição para o público com deficiência visual e baixa visão, além de fones abafadores de ruídos para crianças com hipersensibilidade auditiva. Os recursos estarão disponíveis em todas as sessões dos finais de semana das salas de espetáculos, que iniciam as atividades em novembro. Além disso, no futuro, há ainda a previsão de que sejam disponibilizados mapas e pisos táteis, sinalização com informação em libras, carros elétricos para crianças e adultos com dificuldades motoras, e uma equipe treinada para receber aqueles que precisem de outros tipos de atendimento. 

A EcoVilla já chegou ao mercado contando com o naming rights da Ri Happy, que surfa sua primeira experiência neste formato. Além do próprio nome assinando o espaço, a maior rede de lojas de brinquedos do país tem na EcoVilla, uma loja foyer/conceito pensada exclusivamente para o local. Esse formato garante a integração do clássico ambiente de compra de brinquedos, com espetáculos, atividades lúdicas e muita diversão para toda a família. O espaço fica aberto de domingo a domingo das 9 às 17h. 

Com cerca de 300 lojas no país, próprias e franquias, e presente em mais de 80 cidades, a Ri Happy está construindo sua loja conceito na EcoVilla com cerca de 277 metros quadrados. Um espaço todo pensado para alcançar a psiquê lúdica, dos sonhos das crianças e dos adultos. Já imaginou poder fazer compras, testar brinquedos, acessar um espaço repleto de programação cultural, tudo em um só lugar? Esse sonho se tornará realidade a partir de 05 novembro deste ano.

O Teatro EcoVilla Ri Happy é uma iniciativa da Aventurinha, marca dedicada ao público infantojuvenil da empresa Aventura, comandada por Aniela Jordan e Luiz Calainho, referência absoluta de produção teatral no país e que também lançou os já tradicionais Teatro Riachuelo e Teatro Prudential. Os ingressos para os espetáculos e atrações de estreia poderão ser garantidos no site Eventim.

A EcoVilla Ri Happy é apresentada pela Ri Happy, com patrocínio master da Bradesco Seguros, patrocinada pela Opportunity, e com apoio da Jutta Batista, Toddynho, Cymi Brasil e Beep Saúde, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.”