Dia das Crianças nas plataformas virtuais do Theatro Municipal RJ

0
680

Segunda-feira, dia 12 de outubro, é o Dia das Crianças. E para celebrar o futuro do nosso planeta, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro homenageia os pequenos com uma programação on-line especial.

Com o patrocínio Ouro Vale e Petrobras, a Campanha #AulaEmCasa terá como tema “A Música e o Universo da Criança”. O violinista da Orquestra Sinfônica do TMRJ, Ayran Nicodemo convida o compositor e produtor musical, Vinícius Castro para uma aula explicando o motivo do gênero ‘música infantil’ ser tão importante para a formação do ser humano. Ambos integram o Grupo CRIA, fundado em 2012 com a proposta de fazer uma música autoral de qualidade, sem subestimar a inteligência das crianças e dialogando com o universo da literatura. Em 2018, o Grupo lançou seu 2º CD ‘Pra Bagunçar’, lotando o Theatro Municipal.

Durante a aula ao vivo, diversas questões serão abordadas: o motivo pelo qual a música é tão fundamental na formação da criança; o que é música infantil; se adulto gosta deste tipo de música e como a arte na infância pode contribuir para nossa sociedade. A live começa às 14h, no Instagram (@theatromunicipalrj). Após o término da aula, o grupo Cria vai disponibilizar nas redes do Theatro o vídeo “Já Era Uma Vez”, uma animação que trabalha numa perspectiva mais consciente, desconstruindo os personagens da história como príncipes e princesas.

 

Sobre Ayran Nicodemo

Ayran Nicodemo é vencedor e finalista de diversos concursos pelo Brasil. Já se apresentou nas principais salas de concerto do Brasil, e também como solista com diversas orquestras (OSMG, CSRJ, OSUFMG, OSUNIRIO, entre outras). Lançou em maio de 2014 seu CD para violino solo, ‘Pedra Cigana’, com o qual foi apontado como um dos 10 melhores instrumentistas brasileiros de 2014. Em 2018, realizou sua 1ª turnê de violino solo pela Europa (Espanha, Itália, Portugal e França). Grava com frequência para TVBrasil, Rádio MEC e possui 7 CDs lançados nos últimos 5 anos, mantendo intensa atividade como solista, camerista, compositor e professor. É produtor e diretor artístico da Semana do Violino desde 2014. Integra o naipe de 1º violinos da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde fevereiro de 2014, atuando como spalla interino em 2016. Ayran Nicodemo é Mestre em Ensino da Performance pela UNIRIO e discípulo direto do renomado violinista e professor Paulo Bosisio. Professor substituto de violino da UFMG desde 2020.


Sobre Vinícius Castro

Vinicius Castro é compositor e produtor brasileiro, atualmente morando em Lisboa, Portugal. Suas músicas foram gravadas por artistas como Sérgio Assad, Gilberto Gil e Lenine. Vinicius foi nomeado em 2013 como produtor do disco CRIA – A Família, na categoria melhor álbum infantil do Prêmio da Música Brasileira, e para a edição de 2019 do Prêmio Profissionais da Música pelo álbum CRIA – Pra Bagunçar. Castro escreveu quatro canções para o seriado indicado ao Emmy Kids, Gaby Estrela em 2015. Sua parceria com Adilson Xavier, “Ser Diferente é Normal” foi traduzida pelas roteiristas de Vila Sésame, Emily Perl Kingsley e Sharon Lerner e apresentada na ONU em 2012.

 

Vitrais em Teatros

No dia das crianças, o negócio é ler e colorir! O Setor Educativo do Theatro Municipal resolveu fazer uma homenagem aos pequenos e inicia uma série de atividades. Vitrais em Teatros é uma delas, onde as crianças podem entender um pouco mais sobre essa técnica e conhecer outros teatros do mundo que possuem vitrais tão belos quanto os do Municipal. Ainda integra essa série, um capítulo sobre naipes de orquestras, que foi parte do programa do concerto Pedro e o Lobo, apresentado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em agosto de 2019. Além de um exercício de raciocínio sobre o lustre principal da sala de espetáculos e ao final, a opção será testar a memória e a atenção da meninada ao buscar as diferenças no jogo dos sete erros no painel de azulejos de uma das varandas do Theatro. Uma brincadeira pra lá de divertida. Toda esta programação é uma mistura de criatividade e um resgate a outras atividades educativas que já fizeram parte de programas ou das cartilhas elaboradas especialmente para o Municipal. No mês de outubro, a cada sexta-feira, as crianças poderão acessar uma nova proposta que estará disponível nas plataformas virtuais do Theatro.

Municipal Para Pequenos

O Theatro Municipal, casa consagrada de espetáculos de música – concertos, e óperas – e de dança, tem, nos últimos 40 anos, dedicado em suas temporadas apresentações e atividades voltadas ao público infantil.

São inúmeros projetos-escola, responsáveis por lotar a Sala de Espetáculos de estudantes da rede pública e particular, com seus olhinhos cheios de curiosidades e alegria para assistir aos espetáculos do Theatro.

Dentre a programação dedicada à criançada está Coppélia, O Circo dos Animais, João e Maria, Pedro e o Lobo, O Pequeno Príncipe, além de O Fantasma do Teatro, que reuniu teatro e ópera em 2002 e conquistou os pequeninos. Em grande parte dos últimos quarenta anos, um balé é sinônimo de Natal no Municipal do Rio de Janeiro: O Quebra-Nozes! E o Centro de Documentação do Theatro inicia a Série Municipal para Pequenos, no Dia das Crianças, com o Quebra-Nozes.

E a Campanha #NepomucenoEmCasa não vai ficar de fora da festa. Neste Dia das Crianças, os bichinhos de estimação do soprano Rose Provenzano – Páscoa são convidados especiais na canção de Alberto Nepomuceno, “Razão e Amor”. Com texto dele próprio, em tom de brincadeira, esta canção fala de uma carinhosa aventura sentimental!

 

Serviço:

Programação Especial no Dia das Crianças no Municipal do Rio

Campanha #AulaEmCasa em” A Música e o Universo da Criança”, “Série Municipal para Pequenos” e “Série Vitrais em Teatros”

Data: 12 de outubro – segunda-feira

A programação inicia a partir de 11h

Live/ aula on-line às 14h

Plataforma: Instagram @theatromunicipalrj

Patrocínio Ouro @valenobrasil e @petrobras