Dia do Folclore é comemorado no Rio

0
4876

O Dia do Folclore Brasileiro é comemorado em 22/08. A Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro preparou uma série de atividades para celebrar a data. Entre as atrações, peças de teatro, distribuição de livros e encontro de Folia de Reis.

A Biblioteca Popular Municipal Machado de Assis receberá o evento “Livros na Praça”, no dia 22/08, das 12h às 14h. Quem passar pela praça em frente ao equipamento, poderá pegar um cordel ou livros de autores brasileiros. Na Biblioteca José Bonifácio, na Gamboa, haverá uma mostra de livros sobre folclore durante todo o mês,  das 10h às 16h.

Repleto de danças folclóricas e destacando o empoderamento feminino, o espetáculo “Mulheres no Cordel”, no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, faz uma viagem sobre a presença da mulher na literatura de cordel, como musa dos primeiros grandes romances e como autora. A peça de teatro com direção de Beth Araújo será apresentada no dia 26/08, às 17h. Os ingressos custam R$ 10.

Também no dia 26/08, às 12h, o Parque das Ruínas faz um Encontro das Folias de Reis Penitentes do Santa Marta, Sagrada Família da Mangueira, e A Brilhante Estrela do Oriente com o grupo Céu na Terra.

A entrada é gratuita.

A data também será celebrada pela Lona Cultural Municipal Terra, em Guadalupe, com a peça infantil “Salve o Folclore!”, nos dias 21 (14h) e 26/08 (17h). Os alunos das oficinas de arte e cultura da lona apresentam a história de um grupo de crianças que se aventura na mata brasileira e se depara com seres do imaginário folclórico infantil do Brasil. Eles contam que estão em extinção e contam com a ajuda delas para manterem-se vivos na memória popular. No dia 26/08, o evento contará ainda com a participação da Cia Ósi de Danças, com sua Dança das Fitas; e com a Cia de Teatro Phábrika e sua apresentação “Na Dança dos Contos”. A entrada é franca.