Dia do Garçom: da cozinha à mesa, ele é o agente de boas-vindas de todo restaurante

0
99

No dia 11 de agosto é celebrado o Dia do Garçom. Seja ele o ouvinte amistoso após as infinitas saideiras nos bares ou o atendente discreto nos salões mais refinados da cidade, é o garçom quem recebe os clientes, apresenta o cardápio, sugere bebidas e pratos e garante um atendimento ágil e gentil, o que muitas vezes confere ao profissional o papel de personagem principal e marca registrada do estabelecimento.

Leonardo Marques, especialista de bebidas e serviço do Senac RJ​, explica que “independentemente do perfil do estabelecimento, o garçom de excelência deve possuir competências técnicas e interpessoais como: cordialidade, respeito e foco no cliente, tratando com gentileza os mais diversos perfis; proficiência técnica para executar diferentes modalidades de serviço, tais como serviço à inglesa, empratado e volante; ser capaz de compreender os desejos e necessidades do cliente e, a partir daí, realizar as melhores vendas possíveis; e executar todas as etapas do trabalho respeitando a legislação sanitária vigente.”

A questão da segurança sanitária é de fundamental importância nesta profissão, visto que o Garçom manipula alimentos e bebidas e deve estar sempre atento à higiene, especialmente em tempos de pandemia. “Em primeiro lugar, destacam-se todos os procedimentos sanitários necessários ao controle da multiplicação e propagação de microrganismos. Além de realizar todos os procedimentos de higiene e prevenção a riscos biológicos, tem sido necessário evidenciá-los aos clientes, dando transparência e comunicando, de forma permanente, o comprometimento com essa questão”, explica Leonardo Marques.

O Senac RJ oferece o curso de Técnicas de Serviços de Garçom com Ênfase em Vendas que capacita os alunos com conhecimentos e habilidades para receber, atender, vender e servir, alimentos e bebidas, em diversos perfis de negócio gastronômico, desde os mais simples e cotidianos, aos mais sofisticados; auxiliando o aluno a desenvolver técnicas que lhe permitirão performar com eficiência, colaborando para o incremento das vendas.

Para aqueles que buscam investir em novas frentes na área de serviços, há também o curso de Preparo e Serviços de Coquetéis onde, além de aprender a elaborar e servir drinks e coquetéis variados, o aluno desenvolve habilidades como a capacidade de interagir e respeitar a diversidade de perfis de clientes; acolher de forma hospitaleira a cada convidado; realizar tecnicamente o serviço de cada uma das bebidas do bar e ser capaz de sugerir produtos de acordo com os desejos e necessidades do cliente.

O Senac RJ também oferece outros cursos alinhados à profissão de Garçom, tais como Bartender, Iniciação ao Vinho à Enologia e Introdução à Cultura Cervejeira, garantindo oportunidades para especialização e complementação da formação profissional com um corpo docente que congrega formação técnica, experiência de mercado e, sobretudo, consistência pedagógica; e a metodologia de ensino do Senac RJ, calcada em atividades práticas em todas as aulas, o que permite o desenvolvimento contínuo das competências. Mais informações sobre os cursos do Senac RJ no segmento de Gastronomia podem ser consultadas em http://www.rj.senac.br/cursos/gastronomia