Educação e Orquestra Municipal de São Gonçalo lançam o “Festival Virtual de Música”

0
588

Em função da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a Secretaria Municipal de Educação e a Orquestra Municipal de São Gonçalo (OMSG) criaram o “Festival Virtual de Música”, onde todos poderão manifestar sua arte sem sair de casa. O festival se mantém solidário ao isolamento social e irá conectar alunos e professores à Orquestra Municipal, pois irá estreitar as relações através da música.

“A arte musical sempre facilita a convivência e a aprendizagem. Vamos com este evento nos conectar mais, aprender mais, estimular a leitura e a escrita. A arte já conecta as pessoas, a diferença agora é que será virtual. Vamos unir alunos e família, professores e seus alunos. Todos pela música e com esta estratégia poderemos descobrir novos talentos”, declarou o secretário de Educação, Maurício Nascimento.

Nesta primeira etapa, todos que quiserem poderão participar de forma muito simples. Os interessados deverão realizar gravações com seus celulares, com ou sem acompanhamento musical, e enviar para OMSG pelo e e-mail [email protected]. Após o envio, que deverá acontecer até o dia 15 de julho, os músicos da Orquestra entrarão em contato para orientações e organização de um Mosaico Musical.

“O Festival de Música Virtual tem por objetivo apresentar a música como atividade de arte e educação, capaz de fortalecer vínculos de convivência e aprendizagem entre alunos e professores, entre famílias, e fortalecer a relação entre a Orquestra Municipal de São Gonçalo e a comunidade escolar da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo. O acompanhamento próximo da OMSG transforma o Festival em um processo de Arte e Educação Musical, todos irão aprender e o vínculo entre os participantes será com a envolvente música”, afirmou Gerly Sueth, maestro da OMSG.

“Estamos trabalhando em diversas frentes vislumbrando a Educação Integral. A Semed vem criando ações para implementar projetos que irão dar mais qualidade ao ensino no município e não se pode pensar nessa melhoria sem incluir a música, por isso é muito importante a parceria com a Orquestra Municipal, que já vem sendo pensada há bom tempo e estamos colocando em prática essa parceria e com certeza outras irão acontecer”, disse Júlio Vidal, coordenador de projetos da Subsecretaria de Planejamento da Semed.

Acompanhe as datas e saiba tudo sobre o Festival:

Período das inscrições: 15 de junho a 15 de julho
Conversas Musicais – Festival Virtual e a Importância da Música: 26 de junho – 10h e 16h.
Conversas Musicais – Acompanhamento do Festival: dias 26/06, 03, 10, 17, 24 e 31 de julho.
Divulgação dos Participantes do Mosaico – dia 7 de agosto.
Acompanhamento da gravação do Mosaico – dias 14 e 21 de agosto.
Apresentação do Mosaico Musical – dia 28 de agosto.

REGULAMENTO – FESTIVAL VIRTUAL DE MÚSICA

Quem pode participar como intérprete?
1.1 – Todos os alunos devidamente matriculados na Rede Municipal de Educação de São Gonçalo, sozinhos ou acompanhados por uma pessoa ou mais da família.
1.2 – Todos os profissionais da Educação com matrícula na Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo.

Quem pode participar como compositor?
2.1 – Todos os alunos devidamente matriculados na Rede Municipal de Educação de São Gonçalo que queiram apresentar música autoral inédita.
2.2 – Todos os profissionais da Educação com matrícula na Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo que queiram apresentar música autoral inédita.
2.3 – Entenda-se por músicas inéditas” toda e qualquer obra musical (letra ou música) não veiculada em emissoras de Rádio, TV, Web e demais plataformas digitais de emissoras, excetuando contas e perfis pessoais, e que não tenha sido premiada em qualquer outro concurso ou festival de música.

Como participar?
3.1 – As inscrições são gratuitas.
3.2 – Os candidatos devem preencher on-line a Ficha de Inscrição que será disponibilizada em todas as redes sociais das Escolas, site da Prefeitura.
3.3 – Grave a música em áudio, lembrando gravar em um lugar silencioso. A duração máxima de cada música deverá ser de 5 (cinco) minutos para todas as categorias.
3.4 – Poderá ter acompanhamento musical ou não.
3.5 – Em seguida, envie a gravação e a letra da música para a Curadoria do Festival – email: [email protected]
3.6 – Envie também a autorização liberando a divulgação que também será disponibilizada em todas as redes sociais das Escolas, site da Prefeitura.
3.7 – As gravações poderão ser qualquer gênero musical ( samba, rock, MPB, etc.) e o idioma das músicas com letra deverá ser obrigatoriamente o Português.

Das Inscrições
4.1 – As inscrições estão abertas de 15 de junho a 15 de julho de 2020.
4.2 – Na possibilidade do autor inscrito ser menor de 18 anos até a data de encerramento das inscrições, além do material descrito anteriormente, o candidato deverá anexar à sua inscrição on-line autorização de participação assinada por seu responsável legal.

Das categorias
Serão três categorias: alunos – alunos e família – professores.
5.1 – Os alunos serão divididos em três segmentos: 5.1.1 – Educação Infantil e Primeiro Segmento do Ensino Fundamental ( Pré I e II até o 5° ano)
5.1.2- Ensino Fundamental II ( do 6° ao 9° ano).
5.1.3- Educação de Jovens e Adultos, EJA.
5.2 – No segmento família será o aluno juntamente com uma pessoa com vínculo familiar de convivência.
5.3 – No segmento professores poderão participar todos os profissionais que desempenham funções nas Unidades Escolares ou na gestão da Secretaria de Educação.

Da Premiação
6.1 – A Comissão Curadora e Julgadora será composta por músicos (as) da OMSG, ou profissional em atividade na área musical escolhida pela OMSG.
6.2 – Serão selecionadas de 20 ( vinte) a 40 ( quarenta) intérpretes para participar da gravação de um “Mosaico Musical”.
6.3 – As orientações e acompanhamento para a gravação do Mosaico terão a orientação musical dos músicos da OMSG.
6.4 – Todos os participantes receberão um Certificado de Participação.

Direitos Autorais
7.1 – Todos os autores e intérpretes participantes do Festival autorizam a divulgação, edição, transmissão, retransmissão de imagens e sons de suas obras, em Rádios, TV, Portal e Plataformas Digitais), bem como a publicação em mídia ou peças publicitárias vinculadas ao Festival, através de qualquer meio, isentando, assim, a organização do Festival e a EBC, do pagamento de qualquer taxa, contribuição, preservados os direitos autorais dos compositores.
7.2 – O candidato se compromete, desde a data da sua inscrição, que a obra participante deste Festival é de sua autoria, na participação como música autoral, é inédita e está registrada nos órgãos competentes.

Das Disposições Finais
8.1 – Toda e qualquer reclamação ou denúncia, deverá ser formulada e enviada por email à Comissão Organizadora, [email protected], que terá plenos poderes para julgar e decidir o que for necessário, visando à boa realização do Festival, sendo suas decisões irrecorríveis, não cabendo recursos de qualquer natureza.
8.2 – Caso a Comissão Organizadora do Festival julgue necessário, este regulamento poderá sofrer alterações pontuais, desde que não modifiquem a natureza do Festival e o seu objetivo.
8.3 – Excepcionalmente, a edição 2020 do Festival será totalmente online, em todas as suas etapas, sem apresentações presenciais, enquanto permanecer a orientação das autoridades brasileiras sobre a necessidade do distanciamento social em função da pandemia do COVID-19.
8.4 – Os casos omissos e não previstos neste Regulamento serão avaliados pela Comissão Organizadora e suas decisões devidamente divulgadas.

Acompanhe os próximos eventos:

26 de Junho de 2020

Manhã
Tópico: Conversa Musical
Hora: 10h

Entrar na reunião Zoom
https://us04web.zoom.us/j/76726012402?pwd=eWdRMUx4R05yZWFQeFBZSnY5RIJzUT09

ID da reunião 767 2601 2402
Senha: musica

Tarde
Tópico: Conversa Musical
Hora: 16h

Entrar na reunião Zoom
https://us04web.zoom.us/j/75125357203?pwd=eXZ4L21SbEdlZ1k2RGU1SDBaRzdOZz09

ID da reunião: 751 2535 7203
Senha: musica