Encenação da Paixão de Cristo, em Barra Mansa

0
1851

A sexta-feira Santa (19/04) em Barra Mansa será marcada pela encenação da Paixão de Cristo no distrito de Rialto e no bairro Vista Alegre. O espetáculo é apresentado por moradores da própria comunidade e visa manter a tradição religiosa desta data.

Na Vista Alegre, após 15 anos, a encenação será retomada. O evento acontece às 7 horas, na Rua Nossa Senhora Aparecida. Já em Rialto, o espetáculo chega a sua 36ª edição consecutiva e será realizado a partir das 16 horas, na Praça Pichu. A cada ano a peça é inovada, por meio da colaboração dos moradores da própria comunidade, que se dividem nas funções de atores e produtores, o evento é sucesso de público e de satisfação.

Para o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa Marcelo Bravo, essa é uma das atividades mais impactantes e tradicionais da cidade, no qual a população se envolve diretamente na realização da encenação. “Todo o distrito se mobiliza e recebe a visita de pessoas de várias cidades. Quem realiza são amadores, não são atores profissionais, o que deixa a encenação ainda mais próxima de quem assiste, porque dá pra perceber que quem está em cena, faz por amor”, contou Bravo, afirmando que todos os anos cerca de mil pessoas acompanham o evento do início ao fim.

De acordo com uma das organizadoras do espetáculo, Aparecida Verônica da Silva, a atração durante todo ano é aguardada pela comunidade. “É muito grande a satisfação em fazer parte desse grande espetáculo que envolve fé, amor e de uma forma mais leve conta sobre a ressurreição de Cristo”, afirmou Verônica.

aria das Graças Carvalho é uma das fundadoras da encenação e responsável por parte da confecção dos figurinos do espetáculo. A ser perguntada sobre como estão os preparativos ela afirma. “Só de responder essa pergunta já me emociono. Graças a Deus e ao comprometimento de todos, estamos conseguindo reerguer essa tradição na Vista Alegre. Não está sendo fácil, mas Deus capacita e dá forças a cada dia. Sou eternamente grata por fazer parte dessa organização”, expressou a senhora.

A encenação da Paixão de Cristo de Rialto é uma celebração que envolve cerca de 200 moradores do distrito, que se reúnem desde 1983 para contar a história da morte e ressurreição de Jesus. O espetáculo acontece sempre na Sexta-feira Santa pelas ruas do distrito e tem duração em torno de três horas. A peça tem cenários montados em diversos pontos do trajeto e o elenco é formado por atores da própria comunidade.