Encontro de gestores de cultura reúne representantes de 67 municípios do Estado do Rio de Janeiro

0
179

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) promoveu, nesta segunda-feira (17/04), o encontro anual de gestores de cultura do estado do Rio de Janeiro. Com o tema “Potencialização do Soft Power na Democratização das Políticas Públicas”, o evento aconteceu na capital fluminense, na sede da Firjan – Centro, e abordou temas importantes para o setor, como a operacionalização da Lei Paulo Gustavo e o plano de ação do Ministério da Cultura para os próximos meses.

“Quando falamos de cultura, falamos de desenvolvimento econômico, educação e fortalecimento da cadeia produtiva. E neste encontro de gestores culturais, onde conseguimos reunir representantes de quase 70 cidades, tivemos a oportunidade de pensar de forma conjunta a formulação de políticas públicas que atendam o fazedor de cultura na ponta, debatendo de forma democrática as particularidades dos territórios fluminenses”, destacou a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Após a cerimônia de abertura, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre Sececrj, Sindicato da Indústria do Audiovisual (Sicav), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O intuito do documento é fortalecer a disseminação de informação, conhecimento e promoção da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, visando o desenvolvimento sociocultural em todo o território fluminense.

“Temos que fazer com que a cultura deixe de ser relegada ao segundo plano e passe a ser entendida como prioridade. Essa ampla parceria vem para potencializar e unir os nossos esforços, em prol de construir pontes para um novo cenário de oportunidades”, afirmou o vice-presidente da Firjan, Carlos Fernando Gross.

Ainda durante a manhã, o ciclo de palestras contou com a participação do diretor de Assistência Técnica para Estados, Municípios e Distrito Federal do Ministério da Cultura (MinC), Thiago Leandro, que apresentou um panorama sobre a Lei Paulo Gustavo, explicando as fases do cronograma, divisão de investimentos e importância do Sistema Nacional de Cultura. O tema foi pensado especialmente para o público-alvo, os gestores de cultura, que puderam tirar dúvidas com o diretor do MinC.

“É um evento de fundamental importância, porque é um espaço de troca de ideias. Por mais que a gente estude, busque informação na internet, estar aqui nos ajuda a tirar dúvidas direto na fonte. São experiências e trocas que precisamos estimular e que nos ajudam a perceber que não estamos sozinhos”, contou o secretário municipal de Cultura de Tanguá, Reginaldo Serrano.

Outro ponto de destaque e que captou a atenção dos gestores municipais foi a palestra sobre o tema principal, o “Soft Power”, com Alessandra Baiocchi, professora de Administração de Empresas da Escola de Negócios da PUC-Rio. Os gestores aprenderam questões relacionadas ao fortalecimento de marca e como atrair visitantes e investidores através do turismo cultural.

“Precisamos estar conectados com os órgãos de turismo, trabalhar a informação na ponta, com a população, com os empresários, para fortalecer a imagem da cidade que representamos. Acho que é um tema muito importante e que nos ajuda a esclarecer algo que no dia a dia esquecemos de lembrar. Nós já estávamos elaborando um treinamento para capacitar os fazedores de cultura do município e, agora, temos mais uma pauta para trabalharmos”, ressaltou o secretário de Cultura de Macaé, Leandro Mussi.

O evento contou com a presença do presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, Marcelo Queiroz; secretária dos Comitês de Cultura do MinC, Roberta Martins; presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Veronica Lima; deputado federal Aureo Ribeiro; e Leonardo Edde, presidente do Sicav.