Escola do Olhar lança livro sobre mediações culturais

0
307

O que é mediação cultural? Quem faz? Como compreender? São essas as perguntas que norteiam o cotidiano dos arte-educadores da Escola do Olhar, polo de pensamento e de formação permanente do Museu de Arte do Rio. A partir dessas indagações, a Escola do Olhar lançará o livro “_____com o mundo – investigações práticas sobre mediação cultural”, produzido a partir do curso de mediadores de 2022. A apresentação da obra ao público será no dia 17 de junho, durante o Festival LED: Luz na Educação, em uma mesa do evento cedida à Escola do Olhar. Serão distribuídos 100 exemplares do livro para todos os inscritos pelo aplicativo ou site do Sympla.

O lançamento será feito em conjunto com a aula inaugural do Curso de Formação de Mediadores 2023: O chão que pisamos – reimaginando os territórios da mediação cultural, cujo objetivo consiste em ampliar o escopo de conhecimento sobre a educação integral trazendo diferentes formas de se fazer mediação cultural.

Ao debater os desafios da educação dos museus, o encontro trará participantes que irão nos convidar a reimaginar e alargar as maneiras de se fazer mediação que ultrapassem os locais e espaços que se imperam como difusores de cultura. A proposta é unir o cotidiano das ruas com o das galerias de arte, bem como conectar-se com o território da Pequena África, onde está localizado o Museu de Arte do Rio. “Hoje temos uma escola que é um museu e, ao mesmo tempo, um museu que é uma escola, com total integração entre arte e educação. O lançamento do livro sobre mediação cultural, feito pela Escola do Olhar, é resultado de todo empenho das equipes desse espaço de democratização do conhecimento”, afirma Raphael Callou, diretor e chefe da Representação da OEI no Brasil.


O Museu de Arte do Rio

Iniciativa da Prefeitura do Rio por meio da Secretaria Municipal de Cultura que contou com a parceria da Fundação Roberto Marinho para a sua concepção, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) desde janeiro de 2021, apoiando as programações expositivas e educativas do MAR a partir de um conjunto amplo de atividades para os próximos anos. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais, desde sua fundação em 1949. 

“O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um instrumento de fortalecimento do acesso à cultura, intimamente relacionado com o território, além de contribuir para a formação nas artes, tendo no Rio de Janeiro, por meio da sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil. Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, onde o Odeon passa a auxiliar na correalização da programação.

O Museu de Arte do Rio tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor, o Itaú Unibanco e a Globo como patrocinadores master, e a Nadir Figueiredo como patrocinadora.

O MAR ainda conta com o apoio do Machado Meyer Advogados e Icatu, todos via Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Globo e o Canal Curta são os parceiros de mídia do MAR.

O MAR conta ainda com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

Serviço:

Lançamento do livro “_____com o mundo – investigações práticas sobre mediação cultural” + aula inaugural do Curso de Formação de Mediadores 2023

Data: 17/06

Local: Festival LED: Luz na Educação, Museu do Amanhã – Praça Mauá, 5, Centro

Link para inscrição:  https://www.sympla.com.br/lancamento-do-livro—-com-o-mundo—investigacoes-praticas-sobre-mediacao-cultural__2001595 

Com Mário Chagas (Diretor do Museu da República), Pollyana Quintella (Curadora da Pinacoteca SP), Patrícia Marys (Gerente de Educação na Escola do Olhar- MAR) e Priscilla Souza (Educadora de Projetos- MAR).