Espetáculo Menina Mojubá estreia no Teatro Gonzaguinha questionando e desconstruindo a intolerância religiosa

0
423

Segundo dados do portal Disque 100, do então Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, as religiões de matriz africana, mesmo sendo uma minoria religiosa, são as mais atingidas pela intolerância. Em 2020, foram notificados 86 casos de intolerância religiosa contra essas religiões, sendo 244 casos em 2021. Acreditando que o desconhecimento é um importante fator dentre tantos que permitem que a intolerância aconteça – e cresça – Menina Mojubá chega aos palcos do Teatro Gonzaguinha, no Centro do Rio, para colocar a existência de uma entidade de Umbanda como ponto central da discussão, tendo o potencial de questionar e desconstruir um preconceito que há tempos sobrevive em nossa sociedade. O espetáculo é protagonizado por Marcela Treze (responsável também pela dramaturgia) e tem direção de Gabriel Gama, que também está no palco.

Na luta pela sobrevivência dentro de uma sociedade que não trata os seus com equidade, surge uma criatura que com sua energia voraz, caminhos desafiadores e conflituosos, busca garantir não só sua sobrevivência, mas de todos que são merecedores do seu amor. Menina Mojubá retrata não somente uma história real, como também entrega um presente ancestral.

“O projeto Menina Mojubá me ensina muito sobre dar pequenos passos. Começamos como cena curta e hoje somos um espetáculo, neste que é meu primeiro trabalho de direção. Temos uma equipe maravilhosa e dirigir também precisa disso, de pessoas especiais em suas próprias artes contribuindo no processo, encontrando o caminho para juntos montarmos o melhor para o público. Costumamos chamar Menina Mojubá de um presente ancestral”, conta o diretor Gabriel Gama.

O espetáculo conta ainda com meia-entrada solidária, com o objetivo de arrecadar materiais para terreiros selecionados. A ideia é contribuir para que, mesmo com a dificuldade financeira, estes espaços de fé possam continuar seus trabalhos no axé. Por isso, quem levar materiais como dendê, cachaça, farinha, velas, charutos, feijão fradinho, ovos, cuscuz, etc, pagará meia entrada. A cada semana um terreiro será escolhido para receber as contribuições.

A montagem de Menina Mojubá tem o patrocínio de FESTU – A Festa do Teatro,  Banco Modal, Multiterminais, Rede Globo, H.I.G Capital, Gazeus Games, Lei do ISS e Prefeitura do Rio + Cultura


SERVIÇO 


Menina Mojubá

Data: 4 a 26 de março (sexta a domingo)

Horário: sexta e sábado, 19h; domingo, 18h

Local: Teatro Gonzaguinha (Rua Benedito Hipólito, 125, Centro, Rio de Janeiro)

Valor: R$30 (inteira) / R$ 15 (meia) – https://www.sympla.com.br/evento/menina-mojuba/1891564?share_id=0 

Classificação etária: 10 anos

Duração: 50 minutos


FICHA TÉCNICA

Elenco: Marcela Treze e Gabriel Gama
Direção: Gabriel Gama
Direção Musical: César Lira
Direção de Movimento: Michael Alves
Diretor de Produção: Victor Braga
Produção Executiva: Bete Chaves
Preparação Corporal: Cátia Costa
Dramaturgia: Marcela Treze
Pesquisadora de Conteúdo: Kenia Maria
Figurino: Michael Alves
Iluminação: Isabella Castro
Operação de Luz: Isabella Castro, Júnio Nascimento
Operador de som: Junio Nascimento
Assistente de Produção: Júnio Nascimento
Assessoria de Imprensa: MMayrink Comunicação
Designer UX: Rafaela Gama