Espetáculo “Meu Mundo É” aborda o universo da velhice

0
989

Inspirado em visitas presenciais e virtuais realizadas, durante quatro anos, em asilos do Rio de Janeiro, o espetáculo “Meu Mundo É” acontece de 13 a 28 de março no formato online pelo Youtube. A peça baseia sua dramaturgia na experiência do convívio de palhaços especializados no trabalho com idosos residentes de instituições de longa permanência. A vivência foi registrada nos relatórios produzidos semanalmente pelo projeto O PRESENTE ENCONTRO. Serão três semanas, aos sábados e domingos, totalizando seis apresentações nos dias 13 e 14, 20 e 21 e 27 e 28 de março, sempre às 19h. A montagem contará também com uma versão acessível com recursos de legendas e de áudio-descrição. Para assistir basta acessar o link (https://cutt.ly/9kUMiyN) nos dias e horário.

“Meu Mundo É” vai abordar temas pertinentes à velhice, tais como: a solidão, a sexualidade, a demência, a morte, a infantilização do idoso; a desvalorização dos saberes e experiências acumulados por eles; a perda de autonomia e as limitações físicas; o envelhecimento saudável e os princípios da longevidade; entre outros. A Montagem, que acontece inspirada nas visitas no período de 2016 a 2020, reúne as linguagens do teatro, da palhaçaria, da contação de histórias, da música e do audiovisual.

O projeto foi selecionado pelo prêmio “Projetos de Fomento à todas as Artes”, através dos recursos e fundamentado na Lei Emergencial nº 14.017, de 29 de junho de 2020.

O PROJETO

O PRESENTE ENCONTRO é um projeto de visitas continuadas realizadas por palhaços – especializados no trabalho com idosos – em asilos do Rio de Janeiro, levando, através da palhaçaria, atenção, conexão e empatia para um público, por vezes debilitado física e cognitivamente e muitos, em estado de depressão. Um trabalho calcado no lúdico e ancorado pelos seus resultados práticos e que desde a pandemia sofreu mudanças, sem perder o foco.

Hoje, o grupo realiza visitas “virtuais”. Para não interromper o trabalho que vinha sendo realizado com sucesso nos asilos, o projeto ganhou NOVAS PRESENÇAS e foi criada a ação Ó, O CORREIO! Um ator vestido de carteiro devidamente paramentado com máscara descartável, face shield, spray de álcool 70, figurino higienizado chega à instituição levando um tablet como correspondência e faz uma chamada de vídeo para o idoso. Do outro lado da linha, uma palhaça ou um palhaço fazem a conexão e estão preparados para jogos relacionais que buscam trabalhar o riso, a leveza, a presença, as memórias, o prazer. O resultado dos encontros onlines está surpreendendo a equipe, que constata um retorno positivo dos internos.

SERVIÇO:

O PRESENTE ENCONTRO – ESPETÁCULO MEU MUNDO É

A montagem acontece inspirada nas visitas presenciais e virtuais realizadas em asilos de 2016 a 2020. O espetáculo baseia sua dramaturgia na experiência do convívio com os idosos registrados nos relatórios produzidos semanalmente pelos palhaços do projeto. Reúne as linguagens do teatro, da palhaçaria, da contação de histórias, da música e do audiovisual. A temporada online será de três semanas, aos sábados e domingos, totalizando seis apresentações nos dias 13 e 14, 20 e 21 e 27 e 28 de março de 2021. A montagem, aberta ao público, acontece às 19h no canal do youtube do O PRESENTE ENCONTRO (https://cutt.ly/9kUMiyN)

Ficha Técnica: Martha Paiva (Coordenadora, atriz e palhaça); Gabriel Sant´Anna (Ator e palhaço); Sergio Kauffmann (Direção); Thiago Monte (Iluminação); Alice Cruz (Figurino e adereço) e Carlos Marra (Produção).