Espetáculo musical “Outras Marias” em cartaz no Teatro Glauce Rocha

0
226

Devido ao enorme sucesso na temporada carioca em fevereiro, o musical “Outras Marias” está de volta ao Teatro Glauce Rocha, para temporada de 28 de abril a 28 de maio, sempre de sexta a domingo, às 19h. O espetáculo foi idealizado e é estrelado por Clara Santhana, que conhece o sucesso graças a seu belíssimo trabalho interpretando, há dez anos, Clara Nunes no espetáculo “Deixa clarear”. Com direção de Patricia Selonk, “Outras Marias” tem texto de Márcia Zanelatto, contando a história de sete Marias que deixaram um legado de luta e transformação social.  

Sete mulheres de povos, culturas e tempos de diferentes encontram-se no teatro. Maria Padilha de Castela, Maria Quitéria, Maria Felipa de Oliveira, Maria Doze Homens, Maria Bonita, Maria Navalha e Maria Mulambo entrelaçam suas histórias de luta e liberdade no musical “Outras Marias”, dando continuidade ao trabalho de Clara Santhana sobre a trajetória de mulheres fortes.

As histórias de vidas dessas Marias sustentam a narrativa que, por sua vez, resulta da costura entre textos falados e cantados. Alguns deles são célebres como “Olha, Maria”, música de Tom Jobim letrada por Vinicius de Moraes e Chico Buarque, e “Saias e cor”, parceria de Ana Costa e Zélia Duncan. Essas canções misturam-se a ladainhas, pontos e louvores às entidades religiosas, como “Arreda homem” e “Pra ser rainha”, ambos de domínio público. Um dos temas é a inédita “Brinca, Maria”, composta pelo professor Luiz Antônio Simas, um dos mais respeitados estudiosos do samba e da africanidade no país. Tudo cantado ao vivo por Clara Santhana, acompanhada de Geiza Carvalho na percussão e Verónica Fernandes no acordeom.

O espetáculo foi construído a partir de uma pesquisa extensa, quando a atriz Clara Santhana notou a escassez de material de mulheres que tiveram a coragem de romper com padrões normativos, como Maria Bonita e Maria Felipa de Oliveira (que lutou pela independência da Bahia em 1823) e as Marias que se tornaram divindades em cultos de origem brasileira e matriz africana, como as Marias Mulambo, Navalha, a portuguesa Quitéria e a mais conhecida delas, Maria Padilha – amante de um monarca no antigo reino de Castela que foi coroada depois de morta.

“Essas sete mulheres têm em comum, além do nome, o fato de serem mulheres transgressoras. Elas são de povos diferentes, culturas diferentes, viveram em tempos diferentes, mas representam a mulher livre. São arquétipos de mulheres livres, que vão numa trajetória oposta à de Maria de Nazaré, que representa o arquétipo da grande mãe e da mulher casta, que é mais aceita na sociedade. As nossas Marias rompem com os padrões normativos”, explica Clara Santhana.

Patricia Selonk, uma das mais respeitadas atrizes da sua geração, fez sua estreia como diretora nesta montagem. A dramaturgia é assinada por Marcia Zanelatto, com quem Clara voltou a trabalhar, a direção musical é de Claudia Elizeu e a direção de movimento fica a cargo de Cátia Costa.

A peça ganhou o Selo de qualidade, criado por Gilberto Batholo em 2022, e foi indicada em duas categorias no prêmio do site Musical Rio 2022 (Melhor atriz – Clara Santhana e Selo Musical.Rio – Outras Marias).

 

Ficha técnica

Atuação, idealização e pesquisa: Clara Santhana

Texto: Márcia Zanelatto

Direção: Patrícia Selonk

Direção Musical: Cláudia Elizeu

Direção de Movimento: Cátia Costa

Percussão: Beà Ayòóla / Geiza Caldas

Acordeom: Verónica Fernandes / Marcela Coelho

Atriz convidada (voz em off): Ilea Ferraz

Cenografia: Dóris Rollemberg

Iluminação: Daniela Sanchez 

Figurino: Wanderley Gomes

Visagismo: Diego Nardes

Arte gráfica: Raquel Alvarenga

Fotos arte: João Saidler

Fotos cena: Ariel Cavotti

Bordadeira: Angela Santtana

Operação de som: Otto Siqueira

Operação de luz: Felipe Antello

Produção Executiva: Márcio Netto

Direção de Produção: Diga Sim! Produções (Sandro Rabello)

Realização: Naine Produções Artísticas e Diga Sim Produções.

 

Serviço

Musical “Outras Marias”

Temporada: de 28 de abril a 28 de maio

Dias e horários: sexta a domingo, às 19h

Local: Teatro Glauce Rocha

Endereço: Av. Rio Branco, 179 – Centro – Rio de Janeiro

Telefone: (21) 2220-0259

Lotação: 202 lugares

Duração: 1h10

Classificação: 12 anos

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada).

Venda de ingressos pelo link: https://bileto.sympla.com.br/event/80974?fbclid=PAAaYfPkO_d2GJJ_SycRwQZCG7LRYkTwhOIKU5sBRYJib6mHKighrYN2gdLyg