Espetáculo “O Filho do Presidente” segue com temporada on-line até 16/03

0
828

Um homem pega o metrô errado, mata dois policiais e rouba um livro. Agora ele precisa fugir. Esse é o mote de “O Filho do Presidente”, espetáculo solo escrito e encenado por Ricardo Cabral, com direção de Natasha Corbelino, que reestreou em 4/3, via via Zoom, e segue em cartaz até dia 16 de março, de quinta a terça-feira. Todas as sessões são gratuitas e contam com tradução em libras.

A peça foi a primeira produção brasileira a estrear virtualmente durante a quarentena. Em março de 2020, quando o isolamento social interrompeu os ensaios, o ator e a diretora transformaram o processo de criação e o espetáculo estreou em formato de videoconferência. Quase um ano depois, a montagem voltou à cena no mesmo formato. “A pesquisa é descobrir o que pode um corpo na tela. A câmera do celular é um dispositivo de cena, não é o mesmo que teatro filmado.” – explica a diretora Natasha Corbelino.

Com mais de 40 sessões e 2 mil espectadores acumulados no Brasil e no exterior, “O Filho do Presidente” está indicado ao Prêmio Arcanjo de Cultura na categoria Teatro, “pelo desbravar do digital em uma experiência intimista”.

Quatro das doze sessões serão seguidas de conversas com o público. Psicanalistas, professores, artistas e integrantes de movimentos sociais foram convidados para discutir os temas alavancados pela peça. Os debates acontecem sempre às sextas e sábados, nos dias 5, 6, 12 e 13 de março, logo após o término da sessão.

“O Filho do Presidente” é o quarto espetáculo do Teatro Caminho, grupo carioca que pesquisa desde 2014 teatro em espaços não convencionais. Seu primeiro trabalho foi “Casa vazia”, espetáculo de 24 horas de duração que acontecia em casas da cidade. Em 2017, a companhia estreou “Eu vou aparecer bem no meio do seu sonho”, site-specific que levava o público pelas ruínas de uma biblioteca abandonada. Em 2018, realizaram pelo Centro do Rio a série de ações “aventuras estranhas”, da qual nasceu o espetáculo “Amazona”, que voltou às ruas da Cinelândia em fevereiro deste ano em curta temporada. “Há sete anos investigamos relações entre cena, espaço e itinerância. Mas como trabalhar nesse não-espaço virtual?”, se pergunta Cabral. “Sinto que ‘O Filho do Presidente’ veio para radicalizar ainda mais nossa pesquisa.”

 

Mais informações em teatrocaminho.com

Instagram: @teatrocaminho

 

FICHA TÉCNICA:

Texto e Performance | Ricardo Cabral

Direção | Natasha Corbelino

Figurino |Tiago Ribeiro

Direção de produção | Aline Mohamad

Realização | Teatro Caminho

 

 

SERVIÇO:

O Filho do Presidente

De 4 a 9 e de 11 a 16 de março (de quinta a terça-feira)

Horário: 20h

Transmissão ao vivo via Zoom (link disponibilizado no site teatrocaminho.com e no perfil @teatrocaminho no Instagram)

Acesso Gratuito

Duração: 60 minutos

Sessões seguidas de debate: 12 e 13 de março