Espetáculo “Onde estamos imersas” chega até o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro

0
1856

Após estrear no Sesc Copacabana em dezembro de 2022, o espetáculo “Onde estamos imersas” percorre novas regiões do Rio, com uma circulação desenvolvida através do programa FOCA – Fomento à Cultura Carioca, da Secretaria Municipal de Cultura. A programação também é composta por uma residência artística e duas oficinas.

As primeiras apresentações de 2023 aconteceram nos dias 23 e 24 de março na Arena Carioca Dicró, localizada na Penha Circular, onde também foi realizada uma oficina de corpo para crianças. Agora, o projeto segue para o Teatro Angel Vianna do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro – importante espaço para a dança na capital – para realizar 03 sessões gratuitas. No último dia de apresentação (02 de abril), acontece também uma oficina em que os participantes terão contato com um pouco deste processo criativo, através da abordagem de alguns princípios de anatomia experiencial.

Desdobramento da pesquisa de doutorado da coreógrafa Dani Lima a respeito das práticas de anatomia experiencial, a obra pressupõe que não há separação entre as dimensões micro e macro, pois estamos imersas numa continuidade fluida onde tudo que penetramos nos penetra, não havendo distinção material entre nosso corpo e o corpo do mundo.

A proposta do espetáculo surgiu a partir da pesquisa de Dani Lima sobre uma metodologia experiencial de estudo de anatomia e fisiologia – o Body-Mind Centering, criado pela norte-americana Bonnie Bainbridge Cohen – que explora o movimento, o toque e a voz para compreender como a mente se expressa através dos vários sistemas do corpo e vice-versa.
Em cena, estão Babi Fontana, Bela Alarinjó, Camila Venturelli, Luana Bezerra, Lucas Brandão, Ludmila Rosa, Luzé Gonçalves, Ricardo Cabral, Tais Almeida e Tayson Pio, artistas com múltiplas trajetórias que passaram a integrar este processo desde o momento em que Dani se propôs a realizar um laboratório online para explorar temáticas relacionadas ao espetáculo, durante a pandemia.

“Estamos na crise do Antropoceno, essa era geológica na qual os efeitos da ação humana passaram a deixar marcas irreversíveis nos sistemas geológicos, biológicos, atmosféricos e sociais. Como podemos encontrar novos modos de seguir vivendo aqui?”, indaga Dani Lima. “Esta pesquisa busca instrumentar o poder de ação do corpo através da aprendizagem de um saber-sentir, relacionando em continuidade a matéria do corpo com a matéria do mundo. Treinar essa escuta do corpo é um gesto de sobrevivência”, acrescenta a coreógrafa.
“Onde estamos imersas” traz ainda reflexões nascidas de diálogos com o pensador Ailton Krenak, com o filósofo Emanuele Coccia, e com as biólogas Lynn Margulis e Donna Haraway, entre outras. Propõe um compêndio de corpos-paisagens que fabulam novos gestos de cultivo, sintonização, cuidado e conexão com corpos humanos e não-humanos.


Sobre Dani Lima

A bailarina, coreógrafa e pesquisadora Dani Lima vive e trabalha no Rio de Janeiro. Foi fundadora da Intrépida Trupe e integrou o grupo por 13 anos. É graduada em jornalismo, mestre em teatro e doutora em literatura, cultura e contemporaneidade. Sua formação corporal passa pelo balé clássico, dança contemporânea, artes circenses, teatro, performance, contato-improvisação, educação somática, Gyrokinesis e Body-Mind Centering. Em 1997, criou a companhia que leva seu nome e com a qual realiza diversos espetáculos, residências e workshops em teatros, instituições artísticas e festivais por todo Brasil e na Europa. Seus trabalhos mais recentes – “100 gestos” (2012), “Pequena Coleção de todas as coisas” (2013) e “Emoticon” (2016) – foram destacados pela crítica especializada entre os melhores do ano. Publicou os livros “Corpo, política e discurso na dança de Lia Rodrigues” (2007) e “Gesto: Práticas e Discursos” (2013). Foi docente de Corpo/Dança na UniverCidade (2001- 2009) e, desde 2016, é professora do Curso de Artes Cênicas da PUC-RJ. Dani colabora com artistas de diversas áreas e atua como preparadora corporal e coreógrafa em dezenas de peças de teatro e programas de TV, entre os quais o programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, de 2012 a 2018. Como artista e pesquisadora, Dani se interessa especialmente pelas formas de expressão de um corpo confrontado consigo mesmo e com a alteridade. Suas pesquisas são centradas nos processos de produção de sentido a partir das sensações, percepções e gestos do corpo, através de uma poética arquivista e de experiências transdisciplinares.

 

FICHA TÉCNICA:
Criação e performance: Babi Fontana, Bela Alarinjó, Camila Venturelli, Luana Bezerra, Lucas Brandão, Ludmila Rosa, Luzé Gonçalves, Ricardo Cabral, Tais Almeida e Tayson Pio
Textos: criação colaborativa a partir de fragmentos de Astrida Neimanis, Bonnie Bainbridge Cohen, Emanuele Coccia, Lynn Margulis, Silvia Federic e da equipe de performers e direção
Direção: Dani Lima
Colaboração dramatúrgica: Babi Fontana, Camila Venturelli e Ricardo Cabral
Assistência de direção: Babi Fontana e Camila Venturelli
Direção musical: Lucas Brandão
Colaboração artística | ambientação, figurinos: Erika Schwarz, Isabella Sá Roriz e Valéria Martins
Fotos: Renato Mangolin
Assessoria de comunicação: Marcelo Mucida
Direção de Produção e Administração: Bomba Criativa
Representação jurídica: Astronauta Produções Artísticas
Realização: Astronauta Produções Artísticas


SERVIÇO:
Espetáculo Onde estamos imersas
Apresentações: 31 de março, 01 e 02 de abril
Dias e Horários: Sexta e Sábado, às 19h. Domingo, às 18h.
Teatro Angel Vianna – Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro: Rua José Higino, 115 – Tijuca
Telefone: (21) 3238-0601
Entrada Gratuita – Reserva de Ingressos: https://linktr.ee/ondeestamosimersas
Link direto – Inscrição Oficina: https://forms.gle/VNQjmBfm7wnNwEbY7
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Instagram: @ondeestamosimersas