Estão abertas as inscrições para o TransformARTE  – Oficinas Criativas Gratuitas

0
243

Uma imersão em Artes Performáticas e Musicais que se dará através de duas oficinas de vivência criativa, tendo como ponto de partida uma introdução à obra de Hélio Oiticica: essa é a proposta do Transformarte. Os encontros acontecerão de terça a sexta, durante duas semanas, com a carga horária de 30h cada. A oficina “Poesia do Corpo – Criação de Objetos Performáticos”, acontecerá de 10h às 13h, e será oferecida pela atriz e performer Karol Schittini, e a oficina “Percussão – Criação de Instrumentos Musicais”, acontecerá de 14h às 17h, e será oferecida pelo músico Joás Santos. Os inscritos receberão um certificado de participação ao final das oficinas.

Os participantes desenvolverão pré-projetos, solos ou em grupos, com formatos cênicos, musicais e artesanais. Como finalização das oficinas, as criações serão levadas à público em duas funções, sendo uma no Ecomuseu de Santa Cruz/Areninha Sandra de Sá e a outra no Centro Cultural Municipal Hélio Oiticica.

A partir da metodologia usada na criação da performance “E-ZOO”, terceiro solo autoral da artista Karol Schittini, o qual surgiu a partir da necessidade da artista em retratar a “Crise da Geosmina”, que atingiu o Estado do Rio de Janeiro nos primeiros meses de 2020 – tendo proporcionado o crescimento avassalador do consumo de plástico de uso único, as criações  terão como eixo principal as temáticas trazidas pelos próprios participantes em relação ao meio ambiente. Através de suas experiências, e com a utilização das ferramentas apresentadas nas oficinas, abordarão o cotidiano da comunidade, como questões ambientais, de gênero, étnicas-raciais entre outras.

As criações e confecções serão realizadas pelos participantes, através do reaproveitamento de materiais descartados em plástico ou metal, e objetos orgânicos como conchas, cascas e galhos. 

Os instrumentos musicais, as músicas, as cenas e os objetos de caracterização serão criados e confeccionados pelos participantes, através do reaproveitamento de materiais descartados como plástico e metal, lixo tecnológico, tecidos, PVC, e outros objetos orgânicos como conchas, cascas, galhos, e poderão ser trocados entre eles durante as apresentações, ou usados/manipulados pelo público presente, colocando-se no lugar de outrem (seja pessoa, animal, um elemento da natureza, seres fantásticos etc), no exercício de alteridade.

“É urgente proporcionar o acesso à bens culturais e à produção artística como promotora de reflexão sobre os paradigmas em relação ao consumo, e em relação ao descarte. E como consequência, pode-se obter também geração de renda, seja pelo interesse na capacitação em artes cênicas e em música, ou em luthieria e cenotécnica, que será oferecida nas oficinas”, ressalta Karol Schittini, idealizadora do projeto.

“Tenho certeza de que todos nós somos capazes de fazer arte com reaproveitamento de materiais, com o que temos disponíveis, pois a arte está dentro de nós. O objetivo desse projeto é a capacitação de jovens e adultos através da musicalidade, confeccionando instrumentos sustentáveis”, complementa Joás Santos.

O bairro de Santa Cruz vem se tornando um dos pólos industriais da Cidade. As oficinas criativas Transformarte pretendem reunir jovens e adultos do bairro e abrir mais um espaço para as habilidades artísticas, oferecendo ferramentas para transformar ideias em produtos culturais.

“Pensar no desenvolvimento econômico de um local implica nos reunirmos para  que o crescimento da produção cultural do território se dê na mesma escala, para isso, é fundamental a participação da comunidade”, finaliza Karol Schittini.

 

SERVIÇO:

OFICINAS
De 23/05 a 27/05 e 30/05 a 03/06
10h às 13h – Oficina Poesia do Corpo – Criação de Objetos Performáticos, com a atriz e performer Karol Schittini
14h às 17h – Oficina de Percussão – Criação de Instrumentos Musicais, com o músico Joás Santos.
Local: Ecomuseu de Santa Cruz/Areninha Carioca Sandra Sá
Endereço: R. 12, 1 – Santa Cruz, Rio de Janeiro – RJ – Telefone: (21) 3395-1630
A partir de 16 anos. Inscrições Gratuitas. Vagas Limitadas. Duração total 30 horas. A produção oferecerá ainda lanche e certificado aos participantes.
Inscrições on line através do perfil @transformarteoficinascriativas no instagram.
Inscrições presenciais na Areninha Sandra Sá.


FICHA TÉCNICA

Oficineiros: Karol Schittini e Joas Santos
Produção Geral: Trupiniquim Produções
Produção Local: Roberto Lincoln Abreu
Identidade Visual: Renata Duarte
Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais: Laboratório Produção Artísticas

Realização:
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura 

Projeto contemplado pelo FOCA – Fomento à Cultura Carioca /2022