Exposição “Arte Amazônica” no Città América

0
405

A exposição “Arte Amazônica” apresenta 19 cocares criados pelo artista plástico, artesão e figurinista de Parintins/Amazonas,  Alessandro Oliveira, no Città América, com curadoria e produção cultural de Edson Cardoso, da Ava Galleria (Finlândia). Os cocares são confeccionados com penas artificiais e, quando é utilizada alguma pena natural, é a do faisão real, que é legalizada. 

O artista tem muita experiência com o folclore brasileiro em sua diversidade e seu trabalho vem homenagear nossa cultura e o Dia do Índio. As exposições de Alessandro Oliveira são sempre voltadas para a preservação da Amazônia e a importância dos povos indígenas. O artista também é conhecido no eixo Rio-São Paulo e Amazonas e tem um de seus trabalhos na parede da cantora Anitta. 


Sobre Alessandro Oliveira

Alessandro Costa de Oliveira, 40 anos, brasileiro, natural de Parintins, Amazonas, começou aos 16 anos na Escola de Artes Irmão Miguel de Pascale, onde teve o primeiro contato com a arte. Em 2009, foi convidado a conhecer o Carnaval de São Paulo, quando passou a decorar diversos carros alegóricos, de escolas como Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre, Mancha Verde, entre outras. Essa experiência trouxe o artista de volta à sua cidade natal e ao Festival Folclórico de Parintins. Em 2014, assinou o boi bumbá Caprichoso. Em 2018, já como criador de figurinos individuais, passou para a agremiação do boi bumbá Garantido, onde está até hoje. Todas essas vivências permitiram conhecer novas culturas e novas crenças, entendendo melhor as pessoas e o mundo. Seu trabalho sempre fala da preservação da Amazônia.

 

Serviço:

Exposição: ARTE AMAZÔNICA

Artista:  Alessandro Oliveira

Instagram: @aleoliveira.arts

Curador e produtor cultural: Edson Cardoso

Data: 02 a 18 de abril de 2022

Local: Città Office Mall / Città América

Av. das Américas, 700 – Barra da Tijuca – RJ 

Dias e horários: segunda a sábado, das 11h às 18h

Realização: ICELA – Instituto Cultural Europeu e Latino Americano

Apoio: Arte Vida Arte / Ava Galleria / Città Office Mall