Exposição “O Espetáculo das Coisas”,  em cartaz no Centro Cultural Light

0
765

A exposição “O Espetáculo das Coisas”, que entrou em cartaz na grande galeria do Centro Cultural Light em 17 de setembro, recebe trabalhos desenvolvidos por 10 estudantes de diferentes cursos da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA /UFRJ) e aproximam arte e ciência, além de discutir as possíveis relações entre campos que cada vez mais se tocam pela reflexão e propostas inovadoras. A visitação acontece de segunda a sexta, das 9h às 19h (exceto feriados), até dia 11 de outubro.

A iniciativa busca valorizar a experimentação e as múltiplas formas de expressão contemporâneas, articulando ações que se dediquem à criação, difusão, circulação de conhecimentos, por meio da realização de exposições, cursos e eventos de extensão, além da promoção de residências artísticas em instituições parceiras como o IOC e a Redes da Maré. Ao reunir áreas de conhecimento diverso, foi identificado o desenvolvimento de ações interdisciplinares e interprofissionais.

As “coisas”, faladas no título, são as propostas, descobertas histórias, buscas, poéticas encontradas e transformadas em acontecimento artístico que aqui toma forma pela criação. O encontro buscado é assim oferecido como espetáculo apresentado em instalações, pinturas, desenhos, montagens diversas, onde cada uma das áreas discutidas é atravessada e revelada pela outra.

O projeto é parte do projeto de extensão Curto Circuito: Arte, Ciência e Inovação da EBA em parceria com o Parque Tecnológico da UFRJ. O projeto é uma plataforma de ações dedicadas à integração entre ensino, pesquisa e extensão. É resultante de propostas que a EBA vem desenvolvendo com o Parque Tecnológico e visa fortalecer o ambiente de inovação por meio do encontro entre arte, ciência e tecnologia.

Pesquisadores e artistas, juntos, trabalharam para compreender os campos de desenvolvimento e estudo um do outro, desenvolveram cumplicidade para criar propostas artísticas que falassem do ambiente em que estavam imersos, mantendo o distanciamento necessário para que a criação fosse soberana em relação a questões que poderiam se tornar superficiais. A questão que orientou esse trabalho foi: Onde está a arte nos laboratórios de pesquisa do IOC?

Serviço:

Exposição: “O Espetáculo das Coisas”

Curadoria: Dalila Santos

Local: Grande Galeria – Centro Cultural Light

Endereço: Av. Marechal Floriano, 168, Centro – Rio de Janeiro

Abertura: 17 de setembro de 2019

Visitação: De 17 de setembro a 11 de outubro de 2019

Visitação: De segunda a sexta, das 9h às 19h (exceto feriados)