Exposição Virtual “Eugenia Feodorova: a fada camponesa” no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

0
634

O Theatro Municipal destaca Eugenia Feodorova, um dos principais nomes da dança no país, na nova série Coreógrafos do Municipal, que será disponibilizada a partir desta segunda-feira, dia 26 de outubro, no site www.theatromunicipalrj.gov.rj.br

Eugenia nasceu em Kiev, na Ucrânia, em 17 de outubro de 1923 e iniciou ainda criança seus estudos de balé. Foi primeira bailarina em várias companhias da Europa: Alemanha, Itália, Espanha e França. E por que escolheu o Brasil para viver? Porque encontrou semelhanças entre o povo brasileiro e o russo: a alegria, a musicalidade, o gosto pela dança.

Feodorova, carinhosamente chamada de Dona Eugenia pelos bailarinos, tinha uma imagem do nosso país antes de vir pra cá, em 1954. Imaginava uma terra alegre, ensolarada. Mas a bailarina chegou ao Rio de Janeiro no dia da morte de Vargas, em 24 de agosto, em um momento triste, com o país em luto, o que lhe causou, de imediato, uma enorme decepção, superada tempos depois.

Marcada pelos horrores da Segunda Guerra Mundial, Eugenia foi levada para a Alemanha depois de ter os pais e a irmã mais nova assassinados pelos nazistas, em Kiev. Sobreviveu graças à dança, já que na hora do ataque estava em um ensaio, no teatro local.

Na cidade maravilhosa, Eugenia contribuiu e muito com o Municipal através de seu trabalho ao tornar os espetáculos de balé verdadeiras preciosidades artísticas, marcando, historicamente, as temporadas no Theatro. Entre 1958 e 1961, coreografou os espetáculos de bailados das temporadas apresentando, no cinquentenário do teatro, “Le Coq D’Or” e o lendário “Lago dos Cisnes”, de Tchaikovsky, feito em quatro atos pela primeira vez na América Latina. Coreografou outros grandes balés como “Descobrimento do Brasil”, de Villa-Lobos, “Lago dos Cisnes” (nas temporadas de 1991 e 2003) e “O Quebra-Nozes”.

Ao longo se sua carreira recebeu diversos prêmios, inclusive o de Cidadã Honorária do Rio de Janeiro (1983) e a Medalha do Mérito Artístico da Dança do Conselho Brasileiro de Dança, associado ao Conseil International de la Danse da Unesco (1986).A Série Coreógrafos do Municipal, assim como a Série Compositores no Municipal, que já trouxe exposições virtuais em formato de e-book, sobre os maestros e compositores como Francisco Braga, Richard Strauss e Alberto Nepomuceno, disponibiliza agora imagens e informações importantes do mundo da dança, revelando inúmeras curiosidades que marcaram a memória das temporadas do Theatro.

Serviço:

Exposição Virtual – Série Coreógrafos do Municipal

“Eugenia Feodorova: a fada camponesa”

Disponível a partir de 26 de outubro – segunda-feira

www.theatromunicipal.rj.gov.br

Pesquisa: Fátima Cristina Gonçalves – Chefe do Centro de Documentação (CEDOC) TMRJ

Direção de arte e-book: Daniel Benassi

Patrocínio Ouro @valenobrasil e @petrobras