Feira das Yabás homenageia o Dia Internacional da Mulher

0
476

A Feira das  Yabás retorna neste domingo (10/03), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A Roda de Samba do cantor Marquinhos de Oswaldo Cruz recebe a cantora Fabiana Cozza. A abertura do evento fica por conta da cantora Maiara Morena com muito samba de raiz. A Feira começa às 13h, na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz, Zona Norte do Rio.

Grandes nomes da MPB, como Dona Ivone Lara, Leandro Sapucahy, Leci Brandão, Arlindo Cruz, Danilo Caymmi, Fátima Guedes, Jongo da Serrinha, Guinga, dentre outros, já marcaram presença no evento Cultural.

A cantora Fabiana Cozza já contabiliza duas décadas de carreira musical, tomando-se como marco zero o convite de Eduardo Gudin para Cozza participar da gravação do álbum Notícias dum Brasil – Pra Tirar o Chapéu, lançado em 1998. Naquela ocasião, Cozza já tinha sido ouvida por um público mais antenado nas noites em que cantava de forma semi-profissional no Ó do Borogodó, bar situado no bairro paulistano de Pinheiros. Jornalista, natural de São Paulo, Cozza chegou a atuar nessa profissão, mas logo a música – em especial o samba – falou mais alto. Samba que, no caso de Cozza, é herança de família, pois o pai da artista, Osvaldo dos Santos, é compositor e puxador de samba da Escola Camisa Verde e Branco, uma das tradicionais agremiações do Carnaval paulistano. Não por acaso, a cantora batizou o primeiro álbum – O samba é meu dom, lançado em 2004 – com o nome do samba de 1996 en que os compositores Wilson das Neves (1936 – 2017) e Paulo César Pinheiro elencam e celebram a dinastia nobre do gênero.

Sempre valorizando as tradições afro-brasileiras, Cozza celebrou o legado da cantora mineira Clara Nunes (1942 – 1983) no CD e DVD Canto sagrado – lançados em 2013 com registro de show estreado em 2012 – e entrou na roda da Bahia no quinto álbum da discografia, Partir (2015), produzido por Swami Jr. e lançado há três anos.

A jovem carioca Maiara Morena, 15 anos, respira samba. Há três anos, realizou um grande sonho: ser intérprete mirim na escola de samba Vila Isabel. Neste período também gravou o CD da Escola de Samba Mirim e, atualmente, é uma das puxadoras da Herdeiros da Vila. A afinidade de Maiara com a música começou aos 5 anos. Ela gostava de cantar todas as aberturas de novelas. Aos 10, cantou na celebração do Natal na sua escola e, dois anos depois, entrou na aula de canto, onde permanece até hoje. A cantora participou no ano passado do programa The Voice Kids.

Além da boa música, o público ainda poder aproveitar para experimentar a culinária típica do subúrbio carioca e pratos de origem africana, nas 16 barracas expositoras do evento, sob o comando das matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região de Oswaldo Cruz: um imenso restaurante a céu aberto. Entre as muitas opções, estão o mocotó e o aipim com carne seca da Tia Surica, baluarte da Velha Guarda da Portela. A refeição mais concorrida é a rabada com batata da Dona Neném, a mais velha das tias, com 87 anos que, além da rabada, também prepara angu e bolinho de abóbora recheado com carne-seca. Neide Santana, serve feijoada de camarão, angu à baiana e feijão amigo. Já na barraca da Jane Carla, é vendido cozido de peixe. A expositora Romana vai de carré com couve à mineira à moda carioca, jabá e caldinhos de mocotó, feijão e ervilha. Bobó de camarão é o prato da Jussara, e Selma Candeia, filha do sambista Candeia, oferece abóbora com carne seca. A combinação de peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz fica sob a responsabilidade da Tia Nira. Já Tia Edith, apresenta macarrão com carne assada, enquanto Vera Caju, mostra o seu cozido, camarão frito e caldo de abóbora. Rosimeri Cruz, serve a deliciosa galinha com quiabo e Jane Pereira, mostra o jiló frito, além de caldos e canjas. Rosângela Maria, leva a tripa lombeira e o bolinho de bacalhau para a Feira e Marlene apresenta roupa velha e feijoada.

Os preços das refeições ficam em torno de R$ 30,00.

 

Serviço:

 

Feira das Yabás – Música, Cultura e Gastronomia.

 

Atrações: Roda de Samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz recebe Fabiana Cozza e Maiara Morena.

 

Quando: Domingo, 10 de março   de 2019.

 

Hora: a partir das 13h.

 

Local: Praça Paulo da Portela, Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro

 

Evento gratuito.

 

Mais informações: 21- 97042-3110

 

Classificação: Livre