Feira Tiradentes Cultural deste sábado será dedicada ao Pantanal

0
368

Neste sábado (22/10), a Feira Tiradentes Cultural recebe uma edição especial dedicada ao Pantanal. O evento faz parte da “Semana Pantaneira”, que desde o dia 18/10 proporciona ao público uma programação totalmente gratuita sobre o Centro-Oeste, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB). A ação faz parte das atividades paralelas da mostra “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal”, aberta no local. A Tiradentes Cultural (@tiradentescultural) é uma iniciativa de espaços culturais localizados no entorno da Praça Tiradentes, que se reuniram com o objetivo de potencializar a circulação de pessoas e as atividades culturais nesta região da cidade. 

No roteiro gratuito, “Encontro de Mestres Populares do Pantanal: Memórias e Vivências”, com Sebastião de Souza Brandão (MS), Alcides Ribeiro e Grupo de Cururu de Santo Antônio do Leverger (MT), que vão mostrar aos presentes a construção da viola de cocho e a sonoridade pantaneira, propondo uma vivência única a partir das memórias que formam o imaginário cultural da região (14h); “Cozinha de Comitiva do Mato Grosso do Sul”, nesta imersão gastronômica, o Instituto Paulo Machado traz à Praça Tiradentes a estrutura original de uma cozinha completa do interior do Pantanal e seus pratos, como macarrão de comitiva, arroz carreteiro, entre outros (15h30); “CRAB Educativo”, destinado ao público infantil, com oficinas lúdicas de representação e confecção de elementos da fauna e flora do Cerrado e Pantanal, com uso da técnica de Patchwork, associada a pigmentos naturais feitos a partir de origens vegetal – flores, raízes e sementes – , e mineral, como argilas e terras (16h); e as apresentações musicais “Pulsos e Vibrações do Coração do Brasil”, com shows do Trio formado por Pescuma, Henrique e Claudinho, conhecidos como embaixadores da cultura mato-grossense, principalmente, pelo Rasqueado Cuiabano, e do grupo Chalana de Prata (MS), composto por Celito Espíndola, Paulo Simões e Guilherme Rondon, que traduzem para o público o que vem a ser a música do Pantanal que leva alegria às festas de fazenda (a partir das 17h). 

A “Semana Pantaneira” teve início, em 18/10, com visita guiada à exposição, show do músico instrumentista Marcelo Loureiro, que está entre os melhores violeiros do Brasil, e degustação do coquetel Sabores do Pantanal, sob o comando do chef de cozinha Marcelo Cotrim. Nos outros dias, foram realizados workshops: “Cerâmica – Faces do Pantanal Profundo”, ministrado pelos ceramistas Andrea Lacet (MS), Rodrigo Avalhães (MS), Nice Aretê (MT) e Cleide Rodrigues (MT), com manejo da argila e construção de objetos cerâmicos baseados nas iconografias e memórias afetivas dos povos que formam o Pantanal (19/10, às 15h); “Biojoias Bôloriê e Faixa Pantaneira: Narrativas Ancestrais do Centro-Oeste Brasileiro”, com os grupos Inspiraê (MS) e Boloriê Umutina (MT), que combinarão processos artesanais de produção de biojoia Bôloriê (do povo Umutina) e da faixa pantaneira, em uma experiência de cocriação visual, que poderá ser levada pelo participante (dia 20/10, às 15h); e “Customização: Redes, Rendas e Afetos Pantaneiros”, com a Associação de Redeiras – Tecearte (MT), onde os participantes serão convidados a produzir uma pequena peça autoral com base no processo centenário das redes do Pantanal (21/10, às 15h). As atividades acontecem nas Salas de Oficinas do CRAB, com duração de duas horas e limitada a 20 alunos (cada). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas previamente pelo link: https://crab.sebrae.com.br/programacao/semana-pantaneira/


Sobre a exposição 

A mostra “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal” é um retrato do artesanato característico das regiões do Cerrado e do Pantanal do país, e ocupará todas as galerias do térreo do CRAB até 29 de outubro. Promovida pelas UFs do Sebrae de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, a mostra reúne 6.400 obras de mais de 150 artesãos do Centro-Oeste. Grande parte das peças expostas no espaço está à venda, podendo ser reservada pelos visitantes. Há ainda um espaço para a venda de diferentes artigos produzidos pelos artesãos envolvidos no projeto. 

Com curadoria de Renato Imbroisi, a exposição é uma das maiores e mais diversificadas mostras de artesanato brasileiro já expostas no CRAB. Segundo Imbroisi, a ideia é “levar o visitante a percorrer uma ‘casa’ que revele, pelos seus cômodos, tesouros naturais, objetos artesanais e a comida típica da região conhecida como ‘Coração do Brasil’ ou ‘Berço das Águas’ – pois, ali, brotam centenas de nascentes, gerando rios que percorrem muitos quilômetros, por vários estados, em direção ao Atlântico”. 

Pelos cômodos da casa de 440m², o visitante poderá apreciar variados tipos de técnicas de artesanato. No quarto de dormir, uma cama cenográfica projeta imagens de tecidos, bordados e crochês, assim como mapas da região e pássaros, em vídeos de cinco minutos. Já na cozinha, o encanto se dá por meio de painéis de frutos do Cerrado, cestos, panelas, tábuas de madeira, entre outros objetos. 

Ao longo do período da ocupação, o CRAB recebeu outras atividades paralelas relacionadas à exposição – mostra gastronômica com a presença de chefs de cozinha da região, e programações voltadas ao artesanato e turismo do Centro-Oeste. Além dessas atividades, o CRAB conta, também, com uma programação fixa destinada ao público infantil. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.crab.sebrae.com.br ou pelo Instagram @crabsebrae.

 

 

Serviço: 

Exposição “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal”

Período: Até 29 de outubro de 2022

Endereço: Praça Tiradentes, 69/71 – Centro  – Rio de Janeiro/ RJ.

Funcionamento: De terça-feira a sábado, das 10h às 17h.

Ingresso: Entrada gratuita

Site: https://crab.sebrae.com.br/