Feira Virtual de Artesanato é a novidade nesses tempos de pandemia

0
1109

Com a pandemia do coronavírus, o mundo praticamente parou e a economia foi um dos setores mais afetados. Para não quebrar, muitos comerciantes estão vendendo seus produtos através do e-commerce. E no setor de artesanato não foi diferente. As feiras, que eram o sustento de diversas famílias, foram todas canceladas sem data de previsão para voltarem a funcionar e a solução encontrada por um grupo de empreendedores foi se reinventar e transformar a feira presencial em virtual.

A Patchwork Design, feira que acontece há 21 anos, este ano será feita virtualmente em uma plataforma de marketplace, de 27 de julho a 1º. de agosto e passará a se chamar “Patchwork Arte e Design em Casa”, pois vai englobar outras áreas do artesanato e não só o patchwork. Será a primeira feira virtual de artesanato do país.

Zeca Medeiros, produtor do evento, diz que a ideia foi uma forma de continuar apoiando os artesãos que nesse momento estão procurando alternativas para vender seus produtos.

– Como o público não pode sair de casa e o artesão tem produtos em estoque que precisa vender, a feira virtual é a solução ideal porque atinge um público bem maior do que a feira presencial. Pessoas de todo o Brasil vão poder participar, explica.

Além das lojas virtuais que vão oferecer diversos produtos, a “Feira Patchwork Arte e Design em Casa” terá também outras atrações como oficinas gratuitas de artesanato, palestras, exposições de bonecas de pano e de arte têxtil contemporânea, além de sorteio de brindes.

 

As exposições:

A exposição “Têxtil Design” vai mostrar uma retrospectiva dos últimos 11 anos da “Contemporâneo – exposição internacional de arte têxtil”, com trabalhos de artistas americanos, quenianos, canadenses, brasileiros e japoneses mostrando que a arte têxtil com design moderno foi reconhecida como parte das artes visuais e apresentada em galerias de arte e museus de vários países.

Já a exposição “Boneca de Pano é Gente” é uma homenagem a boneca/gente “Emília” que este ano completa 100 anos. Criada por Monteiro Lobato, Emília é a personificação dessa fantasia no inconsciente coletivo do brasileiro a partir dos 40 anos, afirma Zeca Medeiros, produtor do evento. “Objeto que alimenta fantasias infantis em milhões de lares mundo afora e acompanha o homem há milênios, a boneca povoa até mesmo o inconsciente de adultos”, conclui.

O mercado online e de artesanato:

Segundo relatório da NeoTrust, apesar da instabilidade econômica no Brasil, o e-commerce brasileiro cresceu 22,7% em 2019, faturando R$ 75,1 bilhões, em relação a 2018. O estudo aponta que a tendência é que o número aumente ainda mais nos próximos anos, visto que o Brasil conta com 128 milhões de internautas, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Estudo da consultoria Ebit/Nielsen, apurou que o setor de comércio online deve fechar 2020 com ótimos números. Entre janeiro e abril, movimentou 32% dos R$ 61,9 bilhões faturados em 2019 e atraiu consumidores que nunca haviam comprado pela internet. (Fonte jornal O Globo)

Já o DataSebrae apurou que 90% dos artesãos tem email e 64% já vendem seus produtos pelas redes sociais, o que significa que a venda online é promissora nesse momento de crise.

Dados do SICAB (Sistema de Informação Cadastrais do Artesanato Brasileiro) informa que existem 161.463 artesãos cadastrados no sistema, sendo 75% do sexo feminino, com idades entre 30 e 59 anos (65%) e renda familiar média de 1 a 3 salários mínimos (70%).

– Acredito que a feira virtual venha para ficar. Os custos são menores, atinge um público bem maior, o artesão não precisa ter gastos com deslocamento e transporte do seu produto e o público pode visitar cada estande com calma e ainda desfrutar de oficinas, palestras e outros atrativos no conforto do seu lar, acrescenta Zeca Medeiros.

 

SERVIÇO:

Feira virtual Patchwork Arte e Design em Casa – venda de produtos, oficinas online, palestras e exposições.

De 27 de julho a 1º. de agosto

Informações e inscrições de expositores: www.patchworkarteedesign.com.br