Festival Crianças no MAR acontece nos dias 25 e 26 de março

0
345

Desde a sua criação, o Museu de Arte do Rio é um espaço que recebe crianças de todas as idades. Por isso, dentro das comemorações de dez anos do MAR, o público infantil vai ter um final de semana com atividades lúdicas e pedagógicas. As atrações voltadas aos pequenos acontecem no sábado e domingo, dias 25 e 26 de março. Todas as atividades serão gratuitas e estão sujeitas a lotação. 

Com uma proposta artística diferenciada, o grupo carioca “Os Tapetes Contadores de Histórias” celebra 25 anos de arte trazendo um repertório com contos encantadores, que ganham mais vida através de tapetes tridimensionais, pergaminhos bordados e painéis feitos à mão, criados na França, Brasil e Peru, além de malas, aventais, roupas, caixas e livros de pano que servem como cenário. Os contos serão narrados por Warley Goulart, Rosana Reátegui e Cadu Cinelli, fundadores do projeto no Brasil.

Para a apresentação no Museu de Arte do Rio, Os Tapetes Contadores de Histórias trazem o espetáculo Presente de Aniversário, que ocorre no dia 25 de março, às 14h, dentro da programação do Festival Crianças no MAR. São contos do mundo inteiro que falam da importância da comemoração da vida em comunhão com amigos e familiares.

No domingo, dia 26, serão realizadas três exibições do espetáculo musical infantil “Tchibum! A Liga Aquática”, com músicas e temas relacionados à preservação da natureza. Também acontecem atividades interativas e oficinas sobre meio ambiente e reciclagem. A ideia é fomentar a conscientização sobre as águas cariocas na infância. O musical foi desenvolvido por Diego Morais e Pedro Henrique Lopes, criadores do premiado projeto infanto-juvenil “Grandes Músicos para Pequenos”. Pensado para ser exibido em telas, o espetáculo “Tchibum! A Liga Aquática” é repleto de músicas inéditas e conta a história de Junior e Yasmin, duas crianças que adoram brincar perto da água. 


O Museu de Arte do Rio

Iniciativa da Prefeitura do Rio por meio da Secretaria Municipal de Cultura e em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) desde janeiro de 2021, apoiando as programações expositivas e educativas do MAR a partir de um conjunto amplo de atividades para os próximos anos. “A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais, desde sua fundação em 1949.

O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um instrumento de fortalecimento do acesso à cultura, intimamente relacionado com o território, além de contribuir para a formação nas artes, tendo no Rio de Janeiro, por meio da sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil. Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, onde o Odeon passa a auxiliar na correalização da programação.

O Museu de Arte do Rio tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor, o Itaú Unibanco e a Globo como patrocinadores master, e a Nadir Figueiredo como patrocinadora.

O MAR ainda conta com o apoio do Machado Meyer Advogados e Icatu, todos via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A Escola do Olhar conta com o patrocínio do RIOgaleão e Cultura Inglesa via Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. A Globo e o Canal Curta são os parceiros de mídia do MAR.

O MAR conta ainda com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Mais informações em www.museudeartedorio.org.br


SERVIÇO:

Museu de Arte do Rio – MAR

Praça Mauá, 5 – Centro – Rio de Janeiro

Funcionamento: quinta-feira a domingo, das 11h às 17h

SÁBADO  – 25/03 (Museu de Arte do Rio – Auditório – 5 andar)

14h – Espetáculo Presente de Aniversário com Os Tapetes Contadores de Histórias.  

DOMINGO  – 26/03  ( Museu de Arte do Rio – Pilotis)

11h – Abertura do Evento / Exibição do Tchibum!

12h às 14h – Oficinas Ecológicas e Atividades Interativas

14h – Exibição do Tchibum!

15h às 17h – Oficinas Ecológicas e Atividades Interativas

17h – Exibição do Tchibum!

18h – Encerramento do Evento


OFICINAS E ATIVIDADES: 

OFICINA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS

Oficina de Construção de Instrumentos Musicais com material reaproveitado e alternativo. Nesta oficina, materiais diferentes e inusitados como tubos de pvc, vidros, garrafas plásticas, madeiras e latas, deixam de ser sucata e tornam-se parte do universo sonoro. Não é apenas divertimento, é uma solução prática e artística para a questão do reaproveitamento.

JOGO DA MEMÓRIA ECOLÓGICO

Um jogo da memória diferente, onde as crianças terão que, ao invés de encontrar os pares iguais, descobrir as duplas complementares. Figura de Resto de Alimento com figura de Compostagem, figura de Garrafa de Plástico com a Reciclagem Consciente, etc…

JOGO DOS SETE ERROS ECOLÓGICO

Em um banner com uma paisagem natural, as crianças terão que encontrar os resíduos não orgânicos jogados na natureza. Além disso, elas aprenderão a maneira correta de descartar cada um dos resíduos encontrados.