Ícone do site Caminhos do Rio

Festival de Teatro Universitário, o FESTU, chega à décima edição em formato virtual

Se Tépsis de Icárion, o primeiro ator e dramaturgo da história, pudesse prever o futuro, certamente ele teria orgulho da cena teatral universitária brasileira. Toda a criatividade dos jovens talentos será retratada no FESTU — Festival de Teatro Universitário, que acontece de até 10 de dezembro. Criado em 2010 pelo diretor Felipe Cabral e pelo produtor cultural Miguel Colker, o evento, considerado o maior festival de teatro universitário do Brasil e que já teve em seu júri nomes como os de Lilia Cabral, Miguel Falabella, José Wilker, Marília Pera, Cássia Kiss, Gregório Duvivier, Tonico Pereira, Milton Gonçalves, Zezé Polessa, Wolf Maia, João Falcão, entre outras estrelas, chega à sua décima edição adaptado aos novos tempos, com espetáculos transmitidos gratuitamente através das plataformas digitais. Este ano, os atores Patricia Pillar, José de Abreu, Raphael Logam — indicado ao prêmio de Melhor Ator no Emmy Internacional — e Shirley Cruz estão confirmados para a composição do júri da Mostra Nacional Competitiva, que também conta com atriz trans Renata Carvalho, o autor de novelas Paulo Halm e o diretor Elísio Lopes Júnior.

“Uma década do festival que fomenta o trabalho de quem está entrando no mercado, que revela jovens talentos e mostra o quanto a cultura e a diversidade são necessárias para acalentar os corações”, diz o diretor Felipe Cabral, um dos idealizadores do FESTU que revelou jovens atores que atualmente fazem sucesso, como Jéssica Ellen, Johnny Massaro, Giulia Buscatti, Julia Stockler, Luiza Loroza e Karina Ramil, entre outros.

Nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, acontece a “Mostra Nacional Competitiva”, que este ano, teve 100 esquetes pré-selecionadas. Nos dias 28 e 29 de novembro foram gravadas em um teatro as 20 cenas escolhidas pela curadoria do festival, seguindo as regras de distanciamento social. “Estamos seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde e tomando todos os cuidados necessários para preservar a saúde dos participantes e das equipes. Por isso, este ano optamos por reconfigurar o festival e estamos usando o ambiente virtual para difundir os principais produtos culturais do projeto e fazer com que a nossa plateia possa curtir o melhor do festival no conforto e segurança de suas casas”, reitera Felipe Cabral.

As cenas concorrerão à premiação nas seguintes categorias: “melhor esquete”, “melhor esquete pelo júri popular”, “melhor direção”, “melhor ator”, “melhor atriz”, “melhor cenário”, “melhor figurino”, “melhor iluminação”, “melhor texto original” e “melhor direção de movimento”.

O esquete escolhido pelo júri — formado por nomes consagrados da cena teatral nacional — ganhará patrocínio de R$30 mil reais para a montagem do próprio espetáculo e a participação na edição 2021 do Festival de Curitiba. Já o esquete escolhido pelo Júri Popular receberá R$15 mil para a mesma finalidade. Além dos prêmios em dinheiro, o FESTU oferecerá a curadoria de um programa de educação financeira para a melhor gestão do patrocínio recebido durante o festival. Os escolhidos nas outras categorias receberão bolsas de estudos em centros de teatro, música, dança e artes cênicas na cidade do Rio de Janeiro como premiação.

Basta acessar o link www.youtube.com/festurio para conferir as peças. A lista completa pode ser acessada no site www.festu.com.br.

A décima edição do FESTU tem patrocínio da OLX, Modal Mais, Multiterminais e Rede Globo, além de apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Cultura Inglesa e da Delphos. A produção é feita pela Araucária Agência Cultural.

Sobre o FESTU

Considerado o mais importante festival de teatro universitário do Brasil, o FESTU fomenta a arte e revela novos talentos. Desde que foi criado em 2010, o festival tornou-se um ponto de encontro para promoção de pluralidade de ideias e diversidade de pessoas.

Ao longo dos anos, recebeu mais de 3.300 inscrições de grupos teatrais de todo o país e 50 mil jovens foram impactados. As apresentações foram assistidas por 150 mil espectadores. O FESTU ainda patrocinou 13 espetáculos e distribuiu 700 mil reais em premiações.

Serviço:

10ª edição do FESTU

De: 08/12 Até 10/12

Informações: www.festu.com.br

Sair da versão mobile