FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens chega em outubro com homenagem a Ziraldo e Abertura Xamânica na programação

0
346

Ao longo de quase duas décadas, o FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens  brinda os espectadores com uma programação pensada cuidadosamente para toda a família, do bebê ao avô, misturando as artes cênicas, visuais, digitais com todas as formas de leitura. E o FIL propõe, nesta edição especial, a seu público múltiplo, a experiência da literatura. Afinal, são tantas as maneiras de ler, escrever o mundo, o cosmo, a cosmogonia, a humanidade. 

FIL, o único festival multidisciplinar internacional, para todas as idades, pioneiro no país, chega em 2022 com essa vibe; diverso, brasileiro e internacional, presencial e on-line. De 7 de outubro a 6 de novembro de 2022, com apoio do Centro Cultural Banco do Brasil e com o patrocínio da Petrobras, o festival acontece em novíssimo formato: presencial FIL no CCBB Rio de Janeiro (14 atrações) + na Livraria da Travessa (25 ações) e on-line – programação no ciberespaço com 10 atrações, entre espetáculos, pílulas poéticas e residência artística internacional + Seminário FIL – 12 Encontros notáveis + FIL Saudades – 3 espetáculos on-line que deixaram saudades – que serão transmitidos pelo canal do FIL FESTIVAL, no YouTube.  

No meio de tantas inquietudes, neste momento tão turbulento em nosso país e no mundo, o FIL propõe um festival em que o espectador se inspire, pleno de afeto, respiração e inspiração. Para tal, sua inventora, a multiartista Karen Acioly escolheu a dedo um cardápio variado de curiosidades e encantamentos artísticos, onde o público possa fruir e sentir parte ativa da programação. É Acioly quem nos diz:

“Penso que o espectador pode escrever a sua história e ser ele mesmo a sua própria obra de arte. São estas as premissas da curadoria do FIL de 2022. Para tal, é preciso experimentar a arte, em todas as suas dimensões. Buscamos o contato mais próximo e o que está nos entre mundos do FIL: experiências sensoriais, táteis sonoras, visuais, e também interativas. E, claro, coisas que nem têm nome ainda”.

Para buscar diferentes olhares, Karen convidou outras mãos para se entrelaçarem às dela: os co-curadores Roger Mello (DF), Volnei Canônica (RS), Ana Crélia Dias (RJ) e Fabiano Tadeu Grazioli (RS), para juntos garimparem um panorama das artes sem fronteiras. No seu elenco variado, esta edição especial do FIL conta com autores, encenadores, atores, bailarinos, ilustradores, músicos, palhaços excêntricos, artistas visuais como Roger Mello, Adriana Falcão, Thalita Rebouças, entre outros.

 

ABERTURA XAMÂNICA

E para iniciar os trabalhos presenciais, o FIL apresenta uma abertura xamânica, celebrando a existência na sua plenitude e urgência. Foram quase três anos de pandemia. Muitas perdas, tristezas e despedidas. Agradecer à vida é preciso, assim como evocar as boas vibrações. Por isso, o FIL reúne, no dia 7 de outubro, no Teatro III do CCBB RJ, às 19h, amigos, representantes dos povos da floresta, poetas, músicos, artistas, e todo o seu público para uma jam session, na qual várias culturas se unem em uma grande celebração. Como se estivéssemos em volta de uma fogueira, dançando e trazendo as mais elevadas energias os cantos pataxós se misturam à música de Tibor Fittel e ao canto de Camila Marièri. É a Irmandade, pronta para plantar sementes, árvores e arte por toda a parte. Participações especiais: Pacarypataxo, Sanawe, Maiuri (representantes do povo Pataxó) + Tibor Fittel + Camila Marièri + João Fortes (Instituto Reflorestar) + Paulo Mazzoni (ator-bailarino), entre outros.

ZIRALDO

E dentro da programação presencial do FIL, haverá um tributo ao nosso eterno Menino Maluquinho, Ziraldo, pelos seus 90 anos de vida. A homenagem vai acontecer nos dias 15 e 16 de outubro, no Teatro III do CCBB RJ, com a apresentação de “Missão Flicts”. A invenção literária multimídia, contada por José Mauro Brant, é uma reverência a um dos mais importantes nomes da literatura infantojuvenil brasileira. A cena é o espaço sideral ou as páginas em branco de um livro. Uma viagem intergaláctica que começa nas imagens de filmes de Méliès e Fritz Lang e passeia por cenas reais da NASA até o primeiro astronauta pisar em solo lunar, em julho de 1969. A apresentação faz alusão ao primeiro livro infantil ilustrado pelo escritor, desenhista e cartunista, editado pela primeira vez em 1969, que com o sucesso na época faria novos trabalhos na mesma linha. 

 

UMA PROGRAMAÇÃO DE MULTILINGUAGENS 

Serão 12 espetáculos presenciais na programação do FIL- sendo quatro deles estreias nacionais – das mais diversas linguagens artísticas, com direito à abertura xamânica, uma ópera instalação, uma exposição, 17 lançamentos de livros, 10 bate-papos com autores e ilustradores da literatura infantil e juvenil, e o ‘Seminário Encontros Notáveis FIL- a experiência da Literatura’. Pelos corredores do CCBB Rio, acontece desde o primeiro dia a inédita exposição “Espinho de Arraia e Curupira”, de um dos nomes mais importantes ilustradores da cena e literatura Infantil e Juvenil: o premiado ilustrador de livros infantis Roger Mello (Prêmio Hans Christian Andersen, Jabuti, Academia Brasileira de Letras, entre outros).

Dos destaques da programação presencial inédita, o FIL convida para o mês das crianças a Palhaça Rubra (alter-ego da autora Lu Lopes – Prêmio Jabuti), para estrear dois de seus espetáculos nos palcos dos Teatros do CCBB: “Vitrolinha” (12 de outubro) e “Gramophone” (8 de outubro). Na sequência, no dia das crianças, o multiartista Ivan Zigg apresenta: “Ler é um espetáculo” (9 e 12 de outubro), uma performance de multilinguagens. Na segunda semana, o FIL vai apresentar duas estreias: “Suspeitos”, espetáculo irreverente que brinca com a literatura de suspense, e “Ah, se LaFontaine estivesse aqui”, uma interessante releitura da fábula A Cigarra e a Formiga. Estreando presencialmente, no formato de instalação, a ópera-instalação que deu origem ao livro infantil “Bem no meio”, de Karen Acioly, é também um dos destaques do FIL. O festival conta também com o musical de Tim Rescala, “Pianíssimo”, e o espetáculo “Tatá, o Travesseiro”, da Artesanal Cia de Teatro, que dialoga com teatro de animação, misturando bonecos e atores. 

As artes visuais dialogam com a literatura no FIL. Estão presentes no festival com a exposição inédita “Espinho de Arraia e Curupira”, de Roger Mello, um dos artistas brasileiros mais significativos quando se fala em ilustração para o público infantojuvenil. Os livros “Espinho de arraia” e “Curupira”, lançados neste ano pela Global Editora, revelam nuances de dois biomas brasileiros: a Amazônia e a Mata Atlântica. Aqui, o humano e o animal não se separam, e a paisagem é em si uma personagem potente. As imagens do livro serviram para a exposição que adentram os corredores do CCBB Rio, passando por clareiras na mata e nos igarapés de nossas histórias.

 Importante: no dia 12 de outubro, dia das crianças, a programação do FIL será totalmente gratuita no CCBB Rio e os ingressos emitidos apenas na bilheteria física, 1h antes de cada espetáculo. 

O FIL de atrações on-line estará disponível gratuitamente durante o festival no canal do FIL no Youtube (https://www.youtube.com/filfestival). São elas: “Triquetraz”, do Bebe Lume (DF), série para a primeira infância que mergulha nos simbolismos, provocado por sonoridades, cores e movimentos. Os vídeos costuram experiências sensoriais realizadas por crianças entre 1 e 3 anos de idade (início em 8 de outubro); “Crianceiras” (SP- MS), criado a partir da poesia de Manoel de Barros, o projeto foi concebido para aproximar a poesia e a infância, a fim de despertar, nos pequenos, a curiosidade e o amor pelo mundo das artes (início 7 de outubro); a peça “O museu desmiolado” (RS), espetáculo verbo-cênico-musical, desdobramento do premiado livro Museu Desmiolado, em que aborda a temática dos museus utilizando canções, poemas e palhaçaria (início em 12 de outubro); a opereta “Cabelos Arrepiados” (AM), de Karen Acioly, com encenação do Buia Teatro de Manaus, conta a história de cinco crianças que não dormem nunca (início em 9 de outubro); e a residência artística “As Fábulas de Elsa” (Suécia-Brasil), concerto inspirado na obra da autora e ilustradora sueca Elsa Beskow – com duas vozes e violão, os artistas Camila Caputti (Brasil) e de John Harding (Suécia) adaptaram os contos de Elsa Beskow para o público de bebês. (início em 12 de outubro). 

Também pelo canal do FIL no Youtube, o Seminário FIL – Encontros Notáveis: A Experiência da Literatura, de 3 a 5 de novembro, contará com criadores de diversas linguagens artísticas, entre pesquisadores, autores, ilustradores, dinamizadores, produtores, bem como editores de diversas cidades, tais como Belo Horizonte, Porto (PT), São Luis do Maranhão (MA), Morretes (PR), entre outras. A abertura será com os Doutores em Literatura Ana Crélia Dias (RJ) e Fabiano Tadeu Grazioli (RS) e durante os 12 encontros contará com nomes como Beth Serra (FNLIJ) , Socorro Acioli (CE), Keka Reis (SP) , Ana Hupfer (PR), Leo Cunha (MG), Profa. Dra. Regina Zilberman (UFRGS), Profa. Dra. Marly Amarilha (UFRN), Cida Rita Moreira, Sônia Robatto, Luiz Carlos Laranjeiras, entre outros. Durante os três dias, serão abordados diferentes temas que passam pelos temas “O protagonismo da criança na literatura”, “Ping pong poético Portugal.Brasil” “A literatura infantil e juvenil nas escolas e nas universidades: alcances e necessidades”, “A formação de leitores e a presença das mulheres no cenário brasileiro”, “A literatura nas creches”, “Desafios da literatura indígena infanto-juvenil”, e muito mais. 

Já na Livraria da Travessa (Leblon) , o FIL será uma plataforma de lançamentos de livros , além de proporcionar para o público bate-papos, contações de histórias e leituras. Autores como Cristino Wapichana, Júlio Emilio Braz, Luiz Antônio Aguiar, Sonia Rosa, Alex Gomes, Thalita Rebouças, Lu Lopes (Palhaça Rubra) entre muitos outros, são presenças confirmadas.

 

 Dia das crianças no CCBB 

Para comemorar o Dia das Crianças e o aniversário de 33 anos do CCBB, no dia 12 de outubro o público de todas as idades está convidado a participar de diversas atividades. Nesse dia de celebração, toda a programação é gratuita e as crianças ainda recebem um lanche especial. A data será marcada pela abertura da exposição OSGEMEOS: nossos segredos e é também o último dia para conferir a exposição Playmode. No quarto andar, as mostras de fotografia Fotógrafos italianos no florescer da fotografia brasileira e Oceanofotográfica e o BB e sua história ocupam as salas. Nos teatros, o Festival Intercâmbio de Linguagens (FIL 2022) traz uma série de eventos, como os espetáculos Pianíssimo, um musical de Tim Rescala, Vitrolinha, com a Palhaça Rubra, Ler é um espetáculo, com Ivan Zigg, e a reapresentação do sucesso Tatá, o travesseiro. Na biblioteca, o Clube de Leitura CCBB 2022 convida para um bate-papo com o escritor de literatura infanto juvenil Godofredo de Oliveira Neto sobre a obra de Alexandre Dumas. O Programa CCBB Educativo participa da programação com diversos horários de visita mediada às exposições e patrimoniais. Nas atividades especiais para a data, estão a Hora do Conto e oficina de dança urbana. No Espaço Conceito BB, o Futuro Presente traz oficinas de arte e tecnologia e uma palestra com o skatista Bob Burnquist. Mais voltados para o público adulto, a programação traz o concerto do Música no Museu e a peça Ficções, estrelada por Vera Holtz. Confira a agenda completa dessa data no site do CCBB – bb.com.br/cultura. Nossos restaurantes, cafeterias e loja oferecem ainda mais descontos para clientes Banco do Brasil (verifique as condições no local).

 

 Programação completa em www.fil.art.br 

 

 SERVIÇO

FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens – Edição Especial

A Experiência da Literatura

Dias: 7, 8, 9 , 11, 12, 15, 16, 22,23, 29 e 30 de outubro e 4 a 6 de novembro

 

Local:

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Primeiro de Março, 66

Centro – Rio de Janeiro

Informações: (21) 3808-2020

bb.com.br/cultura |twitter.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj 

 Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), emitidos na bilheteria física ou site do do CCBB

Meia-entrada para estudantes e professores, crianças com até 12 anos, maiores de 60 anos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes e casos previstos em Lei. Clientes BB pagam meia entrada pagando com Ourocard. 

Classificação etária: consultar programação em www.fil.art.br e https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/

 

 

Programação presencial:

Teatro III

 

Exposição “Espinho de Arraia e Curupira” – https://www.fil.art.br/expo-roger-mello

 

Espetáculos e instalação:

·        Gramophone – dia 8 de outubro – https://www.fil.art.br/gramophone

·        Vitrolinha – dia 12 de outubro – https://www.fil.art.br/vitrolinha

·        Ler é um espetáculo – dias 9 e 12 de outubro – https://www.fil.art.br/ler-%C3%A9-um-espet%C3%A1culo

·        Missão Flicts – dias 15 e 16 de outubro – https://www.fil.art.br/missao-flicts

·        Enquanto Borbulha – dia 23 de outubro – https://www.fil.art.br/enquanto-borbulha

·        Ópera instalação Bem no meio – dias 29 e 30 de outubro e 5 e 6 de novembro , Teatro III – https://www.fil.art.br/bem-no-meio

 

Teatro II

·        Tatá o Travesseiro – dias 8, 9 e 12 de outubro – https://www.fil.art.br/tata-o-travesseiro

·        Pianíssimo – dia 12 de outubro – https://www.fil.art.br/pianissimo

·        Suspeitos – dias 15 e 16 de outubro – https://www.fil.art.br/suspeitos

 

Gramado do CCBB

Ah, se La Fontaine estivesse aqui! – dias 15 e 16 de outubro, gramado do CCBB – https://www.fil.art.br/a-cigarra-e-a-formiga


Atraçōes gratuitas com retirada de senha na bilheteria (Sujeito à lotação):

 

·        Abertura xamânica – dia 7 de outubro, Teatro III https://www.fil.art.br/abertura-xamanica

·        Tékhne – dia 22 de outubro , Teatro III – https://www.fil.art.br/tekhne-e-5calls

·        Ópera instalação Bem no meio (Sujeito à lotação) – dias 29 e 30 de outubro – https://www.fil.art.br/bem-no-meio

·        Oficina de criação de livros – Inscrição pelo site do FIL – https://www.fil.art.br/autonomia-criativa

 

 

 

Local: Livraria da Travessa – Leblon: atrações presenciais gratuitas

FIL Escolas

 

7 de outubro

– 10h – Lançamento do livro “A velha história do peixinho que morreu afogado” – https://www.fil.art.br/marilia-pirillo

14h – Lançamento do livro “Nos olhos de quem vê” – https://www.fil.art.br/glaucia-lewicki

Dia 8 de outubro

– 15h – Contação de histórias e lançamento do livro “Confusões no museu” – https://www.fil.art.br/silvia-castro

16h – Lançamento do livro “Outra Chance” – https://www.fil.art.br/felipe-campos

17:30 – Contação de histórias e lançamento dos livros “O espanta-moscas” e “Que bicho passou por aqui” – https://www.fil.art.br/rogerio-barbosa

19:30 – Lançamento dos livros “Espinho de arraia, Curupira e Tanta chuva no céu” e “Num bater de asas” https://www.fil.art.br/roger-mello-e-volnei-canonica

Dia 9 de outubro

11h – Leitura de texto “Mania de explicação”, adaptação para texto teatral – https://www.fil.art.br/mania-de-explicacao

14h – Bate-papo sobre o gibi “Djou” – https://www.fil.art.br/flavia-lins-e-silva-e-renata-richard

16h – Bate-papo com a autora Lu Lopes – https://www.fil.art.br/lu-lopes

17:30 – Contação de histórias do livro “Estrelas” – https://www.fil.art.br/estrelas

11 de outubro

10h – 10h -Lançamento do livro” No mundo de Flora”

14h – Lançamento do livro “Caio e Betina”, com bate papo com a autora

12 de outubro

11h – “Ler é um espetáculo” , sobre o autor e ilustrador Ivan Zigg

15h – Contação de histórias do livro “Jogo como pode”

16h – – Lançamento do livro Estrelas, com bate papo com o autor

17h – Bate-papo sobre a obra de e com Luiz Antônio Aguiar

 

 

Local: Programação on-line pelo Canal do Fil Festival no Youtube

Bebelume – Triquetraz – dia 8 de outubro – https://www.fil.art.br/bebelume-triquetraz

Crianceiras – de 7 a 22 de outubro – https://www.fil.art.br/crianceiras

O Museu Desmiolado – dia 12 de outubro – https://www.fil.art.br/o-museu-desmiolado

Cabelos Arrepiados – dia 9 de outubro – https://www.fil.art.br/cabelos-arrepiados

As Fábulas de Elsa – dia 12 de outubro – https://www.fil.art.br/as-fabulas-de-elsa 

Seminário FIL – Encontros Notáveis: A Experiência da Literatura – 3 a 5 de novembro – https://www.fil.art.br/fil-semin%C3%A1rio-online