Firjan e ONIP participam na estreia do Brasil na Gastech 2022, em Fiera Milano

0
426

Principal feira de gás natural do mundo, a Gastech 2022 foi aberta na segunda-feira (05/09) em Fiera Milano, uma das maiores áreas de exposição de negócios do planeta, na Itália. Este ano, a feira comemora 50 anos de existência e, pela primeira vez, conta com a participação de empresas brasileiras por meio da delegação organizada pela Apex-Brasil. A energia a partir do hidrogênio é um dos temas em destaque no evento. 

Em missão de prospecção de negócios, a delegação brasileira conta com nove empresas nacionais e representantes da ANP, EPE, Petrobras, IBP, ONIP e Firjan. Na abertura da feira, o embaixador brasileiro Hadil da Rocha-Vianna ressaltou a importância da cooperação entre Itália e Brasil no desenvolvimento de negócios. No mercado de petróleo e gás, por exemplo, a Itália é o segundo maior país europeu em novos investimentos no Brasil acumulados entre 2013 e agosto de 2022, de acordo com a APEX-Brasil.

O Brasil e suas oportunidades no mercado de gás natural foram tema central da entrevista concedida pela Apex-Brasil, com a participação do IBP, EPE e Firjan. As entidades ressaltaram o interesse brasileiro em promover novas parcerias, para a indústria italiana se expandir ainda mais no Brasil. Foram destacados os grandes projetos de infraestrutura de gás natural, a serem desenvolvidos no médio prazo, e que a atual legislação está em linha com os preceitos do ESG. 

Coordenador de Conteúdo Estratégico de Petróleo, Gás e Naval da Firjan, Fernando Montera destacou o mapeamento de projetos com potencial de atrair investimentos, levantamento produzido em parceria com a APEX-Brasil e a ONIP. “O Rio de Janeiro tem um potencial, além das oportunidades de produção de petróleo, em projetos de integração e transição energética com destaque para o gás natural e energia eólica no offshore. Concretizar esse potencial passa pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas com cooperação entre os países” afirmou.

 

Atração de Investimentos 

Com os temas de gás natural e transição energética, o Brasil foi destaque no segundo dia da Gastech 2022. O seminário “Invest in Brasil Session: Vivi l’energia brasiliana”, organizado pela Apex-Brasil, contou com a participação do embaixador Hadil da Rocha-Vianna e a palestra do diretor da ANP, Fernando Moura Alves. “Cada vez mais o Brasil é reconhecido como um parceiro estratégico para as questões relacionadas à segurança energética, principalmente após a aprovação da nova Lei do Gás”, ressaltou o embaixador. 

Os avanços na regulação do novo mercado de gás foram tema da apresentação da ANP. Conforme Fernando Moura, “a visão para o futuro do mercado de gás no Brasil é ser ainda mais dinâmico, com mais fornecedores e concretizando o modelo de entrada e saída para o sistema de transporte”. 

Já o painel “Brazil’s key role in the energy transition challenges” reuniu representantes de empresas europeias, que atuam no mercado brasileiro de energia. Moderado por Fernando Montera, participaram do debate o diretor de Vendas da Antea Tech, Franco Gambato; a responsável por Projetos Internacionais da Fluxys, Dominique Verians; e o diretor da Air Liquide, Rodrigo Jorge. 

Franco Gambato afirmou que a Antea Tech está abrindo um escritório no estado do Rio e ressaltou que o Brasil tem um ambiente favorável ao desenvolvimento de novos negócios. De acordo com Dominique, a decisão de investir no Brasil foi guiada “pelo cenário de oportunidades de crescimento da demanda energética, incluindo o potencial de expansão de energias renováveis e a possibilidade de, no futuro, o país se tornar um exportador líquido de hidrogênio renovável”. 

Já Rodrigo Jorge destacou que, no processo da transição energética, não há condições de os projetos serem viáveis, se forem desenvolvidos de modo unilateral. Para a Air Liquide, “é necessário a realização de parcerias estratégicas para aproveitar as oportunidades”.   

O gerente de Investimento em Óleo e Gás da Apex-Brasil, Carlos Padilla, comemorou o Brasil estar pela primeira vez na feira. “Uma iniciativa inovadora da Apex-Brasil, a Gastech é uma feira consolidada e que conseguimos reunir um grupo qualificado de instituições e empresas para mostrar o que o Brasil tem de melhor”, ressaltou.