Firjan reforça a necessidade de coordenação operacional entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão

0
386

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) manifesta sua preocupação com o edital de concessão do aeroporto Santos Dumont, recentemente aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Agora, o processo segue para análise do Tribunal de Contas da União (TCU).

A Firjan enxerga como importante a concessão desse ativo, capaz de estimular investimentos privados em melhorias que aumentarão a competitividade. No entanto, reforça o caráter fundamental da coordenação operacional entre os aeroportos Santos Dumont (SDU) e do Galeão (GIG), necessária para a consolidação do hub aéreo do Rio de Janeiro.

SDU e GIG constituem um sistema multiaeroportos, atendendo a uma mesma região – a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ). Atualmente, uma série de destinos já são servidos a partir de SDU e GIG, prejudicando a conectividade do aeroporto internacional. Nesse contexto, atualmente, 21% dos passageiros que saem do Rio de Janeiro chegam aos seus destinos finais a partir de conexões feitas em outros hubs.

A competição desenfreada entre ambos ocasiona perdas profundas para a economia fluminense, em especial para o transporte de cargas.

Portanto, a Firjan entende como imprescindível a coordenação operacional entre Santos Dumont e Galeão. Estimativa da federação indica que essa iniciativa pode propiciar, ao estado, acréscimo de 0,6% em seu PIB por ano (R$ 4,5 bilhões).