Funarte apoia final da etapa Rio do ‘Duelo de MCs Nacional’, na Escola Nacional de Circo

0
319

A Fundação Nacional de Artes – Funarte abre as portas da sua Escola Nacional de Circo, na Praça da Bandeira, Zona Norte do Rio de Janeiro, para receber um grande evento neste feriado de 15 de novembro. O Duelo de MCs Nacional promove a final estadual do Rio de uma das maiores batalhas de rimas improvisadas do mundo, com 16 MCs representando diferentes regiões do Estado e disputando o título fluminense de 2022. A competição clássica de técnica e estilo dá o tom das rimas e se mistura com segmentos como grafite, rap, skate, breaking e moda freestyle. O evento é considerado um dos principais projetos de circulação cultural no Brasil, além de fomentar uma das maiores redes de economia criativa do país. O público pode curtir o Duelo e todas as outras atrações, gratuitamente, a partir das 14h. 

A Final Estadual Rio de Janeiro do Duelo de MCs Nacional vai contar com a participação dos MCs: MT, PHL, VT, JUMP, Thorment, Devilzinha, NEO, PD., JONGA, Novac, Zed, Alê, Adrien, Gordão ZN, FETLOOK e Spike MC. Quem vencer o confronto de versos livres se classificará para representar o Estado na disputa do título brasileiro, em Belo Horizonte (MG), nos dias 3 e 4 de dezembro. 

O evento no Rio será apresentado por Douglas Din e Coé, enquanto DJ Tony animará a festa. O público presente e os jurados Negra Rê e TH dos Anjos vão ser os responsáveis pelas avaliações (notas) do desempenho dos artistas. Shows de Athena BXD e DJ Nat Bombom também estão na programação. O canal do projeto Família de Rua no YouTube vai exibir todas as atividades realizadas na Escola Nacional de Circo, em tempo real, neste link: https://www.youtube.com/familiaderua

 

‘Duelo de MCs Nacional’ 

Em 2022, o Duelo celebra 10 anos. O projeto nasceu em 2012, com a participação de sete estados da federação, e, ao longo dos anos, foi ampliando seu alcance. Na edição deste ano, conta com a participação dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal, pela primeira vez. 

O processo seletivo do campeonato de rimas improvisadas começou em abril. Entre os meses de agosto e novembro, o projeto circula pelo país realizando as finais estaduais. No final de dezembro, 32 MCs finalistas vão se encontrar em Belo Horizonte (MG) para disputar o “Brasileirão das Batalhas de Rima”.

 

Programa Família de Rua 

O Duelo de MCs Nacional é coordenado pela Família de Rua (FDR), em parceria com organizações locais em todas as cinco regiões do país. Criada em Belo Horizonte, em 2007, a FDR realiza projetos e experiências culturais para conectar a juventude, com foco na promoção do hip hop e do skate.

 

Escola Nacional de Circo e FUN ARTE – Arte em Circuito com Skate e Cultura 

A Escola Nacional de Circo (ENC) já faz parte do eixo cultural carioca. Além de oferecer o Curso Técnico em Arte Circense, por meio de edital lançado a cada dois anos, tem sediado eventos multiculturais. 

Primeiro do Brasil no gênero a ganhar reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), o Curso Técnico em Arte Circense é ministrado pela ENC, da Funarte, em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). 

Em maio deste ano, a ENC foi palco de outro encontro ligado à arte urbana, o FUN ARTE – Arte em Circuito com Skate e Cultura, parceria da Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), junto com o Instituto Bob Burnquist. O evento já tinha passado pelo Complexo Cultural Funarte SP, em novembro de 2021, e, agora, no final de 2022, parte também para terras mineiras. A programação mineira do FUN ARTE vai contar com a presença do skatista e referência mundial no esporte, Bob Burnquist, e de seus convidados. 

O FUN ARTE vai combinar esporte, música, circo, grafite, artes plásticas e economia criativa entre os dias 9 e 11 e de 15 a 17 de dezembro, no Complexo Cultural Funarte MG, no Centro de Belo Horizonte. O evento busca mostrar que skate é estilo de vida e também uma ferramenta de transformação social. O público vai poder conhecer um pouco mais sobre o esporte e participar de oficinas, rodas de conversa e assistir às performances artísticas. Além de competições de skate, o Instituto Skate Cuida, de Bob Burnquist, vai promover oficinas de cripto arte, criação de conteúdo, novas tecnologias e NFT. 

Parte do programa Arte de Toda Gente, o projeto Arte em Circuito realiza eventos artísticos e pedagógicos nas áreas de música (popular, de concerto, hip hop, folclórica), teatro, dança (balé contemporâneo, street dance, danças circulares), circo, fotografia, literatura, pintura, desenho (grafite), escultura (esculturas utilizáveis, incluindo para skate), gestão cultural, artes visuais e artes digitais, de forma presencial ou virtual, nas cidades atendidas pelas Regionais Funarte: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF).  A programação do FUN ARTE – Arte em Circuito com Skate e Cultura, na capital mineira, será divulgada em breve no portal, nos canais e redes sociais da Fundação Nacional de Artes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do projeto Arte de Toda Gente.

Informações sobre outras ações, chamamentos e editais da Funarte: gov.br/funarte

 

Serviço: 

Final Estadual Rio de Janeiro do ‘Duelo de MCs Nacional’ 

Shows com Athena BXD e DJ Nat Bombom;

Batalha de rimas com os MCs finalistas: MT, PHL, VT, JUMP, Thorment, Devilzinha, NEO, PD., JONGA, Novac, Zed, Alê, Adrien, Gordão ZN, FETLOOK e Spike MC;

Diversas atrações paralelas de grafite, rap, skate, breaking, hip hop, DJs e moda freestyle. 

Local: Escola Nacional de Circo – Rua Elpídio Boamorte, nº 4 – Praça da Bandeira – Rio de Janeiro 

Dia 15 de novembro, das 14h às 19h 

Entrada gratuita 

Transmissão do evento em tempo real: https://www.youtube.com/familiaderua