Fundação de Arte de Niterói lança Rolé das Artes

0
492

Neste final de semana será lançado o “Rolé das Artes”, um projeto elaborado pela Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação de Arte de Niterói (FAN), que levará atrações artísticas de Niterói para as mais diversas localidades da cidade.

No sábado (3/09), às 11h, o grupo circense FlutuAndas abre a 1ª edição do “Rolé das Artes” no Campo de São Bento, com música, palhaçaria, perna de pau, bambolê circense e muita alegria e diversão para todas as idades. Em seguida, às 12h, a banda Bezzouros sobre ao palco tocando as influências dos Beatles que imprimem na execução do show.

Às 13h, a arte toma conta do Largo da Batalha com a apresentação da Roda de Ogã, com atabaques, agogô e afoxé que acompanham as vozes do grupo. Às 14h, o grupo Wolf Crew leva para o público a cultura hip-hop através da dança.

Na Praça das Amendoeiras, em Itaipu, a Cia Teatralmente apresenta, às 14h, o espetáculo ‘Sobre o Mar’, para todas as idades, com bonecos e canções. Às 15h, o Trio Forrozeiro toca a tradição musical nordestina com um vasto repertório de forró.

No domingo (4/09), as atrações começam às 11h no Horto do Barreto com a apresentação teatral da Cia Graco. Às 12h, o grupo Negros e Vozes leva ao público músicas dançantes da cultura negra.

Na Praça de Matapaca, a companhia teatral Paraíso inicia as atividades às 15h. Na sequência, às 16h, o músico Caio Lopes sobe ao palco levando o melhor da MPB, em um vasto repertório.

Na Praia de Piratininga, às 17h, o coletivo de mulheres circenses Nave Dy Pandora apresenta toda a magia do circo em uma apresentação dinâmica, divertida e intensa. Às 18h, a banda de rock Trincaz levará ao público um repertório com músicas que embalaram os anos 70, 80 e 90.

Após uma análise do mapeamento urbano da cidade, o Departamento de Projetos Culturais da FAN detectou as localidades com potencial e forte demanda para receber as edições do ‘Rolé das Artes’.

Locais que já costumam receber eventos culturais, como o Campo de São Bento, o Horto do Barreto, Engenho do Mato, Cantareira, a Praça de Itaipu e outros locais da Região Oceânica também receberão o projeto.

Outra peculiaridade do ‘Rolé das Artes’ é explorar as expressões artísticas de cada localidade que receberá o projeto, e não somente convidar artistas para se apresentarem em cada edição. Dessa forma será possível fortalecer os artistas locais e possibilitar que esses artistas tenham acesso aos recursos da Cultura, gerando oportunidades e renda.

 

SERVIÇO:

ROLÉ DAS ARTES

3 DE SETEMBRO, SÁBADO

CAMPO DE SÃO BENTO – Alameda Edmundo de Macedo Soares e Silva, s/nº – Icaraí.
11h – Flutuandas (Circo)
12h – Bezzouros (Música)

PRAÇA DO LARGO DA BATALHA
13h – Roda de Ogã (Música)
14h – Wolf Crew (Dança)

PRAÇA DAS AMENDOEIRAS – Estrada Francisco da Cruz Nunes, 100 – Itaipu.
14h – Cia Teatralmente (Teatro)
15h – Trio Forrozeiro (Música)

4 DE SETEMBRO, DOMINGO

HORTO DO BARRETO – Rua Dr. Luiz Palmier, s/nº, Barreto
11h – Cia. Graco (Teatro)
12h – Negros e Vozes (Música)

PRAÇA DA SAUDADE MATAPACA
15h – Cia Paraíso (Teatro)
16h – Caio Lopes (Música)

ROLERZÃO (PRAIA DE PIRATININGA) – Av. Alm. Tamandaré, 25 – Piratininga.
17h – Nave Dy Pandora (Circo)
18h – Trincaz (Música)