Fundição Multicultural 2020 apresenta a experiência teatral “Parece Loucura Mas Há Método” nos dias 3 e 04/10

0
959

“Parece Loucura Mas Há Método” é uma espécie de ‘peça de teatro emergencial’, uma tentativa de resposta criativa aos palcos vazios destes tempos de pandemia. Num tablado digital, 9 personalidades shakespearianas vão se enfrentar numa arena de ideias, sendo tudo conduzido pelas intervenções de um Mestre de Cerimônias. Já na primeira apresentação, com uma única frase, o público é instigado a eliminar um dos jogadores (ou seja, sua história já acaba ali). Que história você quer continuar acompanhando? Que personagens te interessam? A empatia do público com cada narrativa vai definindo a sequência de duelos de nosso jogo (que é sempre diferente a cada apresentação). A cada apresentação haverá um personagem vencedor. Os personagens se apresentam com pequenos monólogos em duelos um contra o outro. Ou seja, a peça começa com 9 personagens e, já de início, um deles é eliminado. Depois, os 8 restantes se enfrentam 2 a 2. Quatro saem vencedores e, novamente se enfrentam 2 a 2. Os dois finalistas se enfrentam num duelo final. É teatro de jogo, que tira o espectador de uma posição passiva e o coloca no centro da decisão de nossa fábula.

– Há cerca de um mês chegamos neste formato, a partir de conversas do grupo (a Armazém Companhia de Teatro) sobre a necessidade de continuarmos nos exercitando artisticamente. Estávamos buscando uma forma de entrar em cartaz com algo que utilizasse com clareza a potencialidade dessas mídias. Queríamos incluir o público na condução da narrativa, o que é uma característica marcante na internet. Fomos convidando pessoas pelas quais tínhamos muito admiração pelo trabalho. E se formou essa equipe incrível. Foram 4 semanas de ensaio até a estreia –, comenta o diretor Paulo de Moraes.

No elenco estão Isabel Pacheco, Jopa Moraes, Marcos Martins, Patrícia Selonk, integrantes da Armazém Companhia de Teatro, e os atores convidados: Charles Fricks, Kelzy Ecard, Liliana de Castro, Luis Lobianco, Sérgio Machado e Vilma Melo. A música é de Ricco Viana. O roteiro é de Paulo de Moraes e Jopa Moraes.

– Nos encontramos para os ensaios pelo Zoom e vamos experimentando soluções para ocupar aquelas pequenas janelas, pequenas telas. Num determinado momento, eu me encontro separadamente (sempre pelo Zoom) com cada ator para criar os monólogos. Vamos experimentando as intenções de cada cena, a melhor maneira de usar as possibilidades visuais. Depois nos reunimos todos e vamos montando os duelos e a sequência de acontecimentos. Os encontros tem sido incrivelmente criativos e afetivos. Um bálsamo nesse momento tão avassalador –, declara Moraes.

Os ensaios acontecem com cada integrante em sua casa. Inclusive, Isabel está em Campos de Goytacazes e Liliana mora em Los Angeles.

Sobre a opção na escolha de personagens shakespearianos, o diretor respondeu:

“Shakespeare é o mundo. São personagens muito diversos, com visões de mundo muito diferentes entre si. Em alguns, há humor. Em outros, uma perspectiva mais política. Uma delas fala de amor. Outro de traição. Enfim, é um leque de opções abrangente; e a formação da plateia de cada dia influi decisivamente na sequência dos acontecimentos.

Cada ator propôs o visual dos personagens, utilizando figurinos, adereços, objetos. Coletivamente eles foram construindo esse visual.

– Ficaremos em cartaz enquanto tivermos um bom público nos assistindo. Não temos uma previsão exata ainda, – conclui Moraes.

As apresentações acontecem online, pelo Zoom, sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 18h.

Os ingressos são vendidos pelo Sympla. No dia da apresentação, o espectador receberá por e-mail o link de acesso a sala e 15 minutos antes do início começará a receber orientações na tela de como será sua participação e voto.

O ingresso é colaborativo, a partir de 10 reais. O espectador escolhe o valor que pode contribuir. Independentemente do valor pago todos assistem ao mesmo espetáculo, que tem duração aproximada de 60 minutos.

Na oitava semana de apresentações online, no início de setembro de 2020, a peça já havia sido assistida nas seguintes cidades: Rio de Janeiro, Niterói, Campos dos Goytacazes, Itaipuaçu, Sapucaia, Volta Redonda, Maricá, Macaé, Petrópolis, Rio das Ostras, Belo Horizonte, Resplendor, São João Del Rey, Uberlândia, Poços de Caldas, Carmópolis de Minas, Coronel Fabriciano, Pará de Minas, Juiz de Fora, Ipatinga, Viçosa, Ituiutuba, Barbacena, São Paulo, Ubatuba, Campinas, Santos, São José dos Campos, Jacareí, Jundiaí, Ribeirã0 Preto, Taubaté, Araraquara, Americana. Embu, Barueri, Campo Limpo, Santo André, Piracicaba, São João da Boa Vista, Taboão da Serra, Bom Jesus dos Perdões, Batatais, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Manaus, Brasília, Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Campo Grande, Naviraí, Gurupi, Cuiabá, Maceió, Maragogi, Vitória, Guarapari, Porto Alegre, Pelotas, Canela, Bento Gonçalves, Canoas, Salvador, Feira de Santana, Maragojipe, Valença, Nova Itarana, Goiânia, Anápolis, Natal, Parnamirim, Florianópolis, Itapema, São José, Tubarão, Biguaçu, Recife, Bezerros, Caruaru, Garanhuns, Jaboatão dos Guararapes, Curitiba, Londrina, Arapongas, Cianorte, Marinagá, João Pessoa, Picuí, Aracaju, Bia Vista e Belém. Também foi assistida na Alemanha, Chile, China, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Portugal, Reino Unido, Suíça e Uruguai.

Ficha técnica

a partir de personagens da obra de William Shakespeare
Roteiro: Paulo de Moraes e Jopa Moraes
Direção: Paulo de Moraes
Elenco:
Charles Fricks (Iago)
Isabel Pacheco (Coriolano)
Jopa Moraes (Tímon)
Kelzy Ecard (Faulconbridge)
Liliana de Castro (Pórcia)
Luis Lobianco (Falstaff)
Marcos Martins (Bobo)
Patrícia Selonk (Ricardo II)
Ricardo Martins (Mestre de Cerimônias)
Vilma Melo (Henrique V)
Música: Ricco Viana
Design Gráfico: Jopa Moraes
Colaborações artísticas: Carol Lobato e Lúcio Zandonadi
Produção: Armazém Companhia de Teatro
Assessoria de Imprensa: Ney Motta

Serviço

“Parece Loucura Mas Há Método”
Estreou no dia 17 de julho de 2020.
Dias das apresentações: Sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 18h.
Período da temporada: A peça ficará em carta até a reabertura dos teatros ou enquanto tiver um bom público online.
O espetáculo é assistido online pelo Zoom.
Os ingressos são vendidos pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/armazemciadeteatro
No dia da apresentação, o espectador receberá por e-mail o link de acesso a sala e 15 minutos antes do início começará a receber orientações na tela de como será sua participação e voto.
Valor do ingresso: A partir de 10 reais. O espectador escolhe o valor do ingresso que quer adquirir. Independentemente do valor pago, todos assistem ao mesmo espetáculo.
Capacidade de público: 500 pessoas
Duração: 70 minutos
Classificação: 12 anos