Galpão das Artes da Comlurb expõe obras de Dona Conceição, mulher rendeira do Rio

0
425

Os trabalhos de Maria da Conceição Gomes, a Dona Conceição, conhecida como a única mulher rendeira em atividade no Rio, estão, a partir desta sexta-feira (16/09), em exposição no Galpão das Artes da Comlurb. A mostra “A Renda e Seus Encantos” acontece paralela às oficinas gratuitas de Dona Conceição no espaço, todas as terças e quintas-feiras, às 14h. São trabalhos com renda de filé, composta de malhas e nós, seguindo a técnica da rede de pescadores, feita com uma agulha de madeira ou plástico, chamada navete; renda de bilro, produzida sobre uma almofada com suporte de madeira, onde os fios são trabalhados por meio de pequenas peças de madeira torneada; e labirinto, também conhecido como crivo, um tipo de renda de agulha que tem a característica de tecer o fio desfiado com linha, seguindo desenhos riscados antes.

Produzindo suas peças sempre com acabamento refinado, Dona Conceição, de 87 anos, usa vários tipos de materiais reaproveitados, como barbantes, restos de linha, sacos usados de farinha de trigo, materiais descartados de confecções e armarinhos. Nas mãos da artesã, o barbante reciclado é transformado em renda de filé, o ponto arrastão com acabamento de macramê vira cachecóis, caminhos de mesa, paninhos de bandeja, blusas, saídas de praia e confortáveis legs.

A maior habilidade da artesã é a confecção de crivos ou labirintos, feitos de sacos de farinha de trigo, que, depois de cortados, desfiados, colocados no tear e finalizados com bordados, viram belas peças, como barras de toalhas de mão ou de banho e colchas de cama. Até os instrumentos de trabalho são confeccionados pela própria rendeira, com materiais reciclados, como a navete, feito de bambu, e os suportes, de madeira aproveitada.

Natural de Touros, cidade pesqueira do Rio Grande do Norte, Dona Conceição está no Rio há mais de 50 anos. A artesã aprendeu o ofício com a mãe, aos dez anos de idade, tecendo redes de pesca. Voluntária no Galpão das Artes por mais de 15 anos, promovendo oficinas gratuitas do seu ofício, Dona Conceição mostra como é possível criar arte e utilitários totalmente funcionais e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente. A artesã já apresentou três exposições no Galpão, a última em 2015. Além de fazer renda, Dona Conceição é atleta, tendo participado de quase todas as maratonas na cidade e recebido muitas medalhas. Atualmente, continua correndo diariamente na orla, do Leblon ao Arpoador.

Dona Conceição sempre é chamada para ensinar atrizes a fazer renda em novelas regionais, além da ter suas peças utilizadas em programas de TV. 

 

Serviço:

Mostra “A Renda e Seus Encantos”

Período: Até 15 de outubro

Horário: De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h

Endereço: Rua Padre Leonel Franca, s/nº – Gávea (debaixo do Viaduto Lagoa-Barra, ao lado do Planetário da Cidade)

Entrada: Gratuita