Grupos de bate-bola do Rio são mapeados e ganham certificado

0
769

No último sábado (9/04), em cerimônia realizada na Arena Carioca Fernandos Torres, em Madureira, a Secretaria Municipal de Cultura do Rio realizou a entrega de  certificado a cada um dos 400 grupos de Bate-Bola que se cadastraram na Prefeitura. Pela primeira vez, os grupos de bate-bola foram mapeados pelo poder público, por iniciativa do secretário municipal de Cultura, Marcus Faustini.

Bate-bola é o nome das fantasias carnavalescas características do subúrbio carioca,  tradição considerada patrimônio cultural em bairros das Zonas Norte e Oeste da cidade. O número de componentes varia de 15 a 200.

O cadastramento serve para a identificação dos grupos e também para que identificar o número de integrantes e o custo das fantasias. 

Dos 400 grupos cadastrados, 30 foram aprovados no edital do carnaval no ano passado. A ideia é ampliar o acesso aos recursos. Durante o encontro cogitou-se construir um “bate-bolódromo” para reunir as turmas.

Alguns grupos irão realizar saídas no “carnaval fora de época”, de 20 a 24 de abril, tanto em seus respectivos territórios como na Intendente Magalhães.